Entre os dias 2 e 4 de agosto, ocorreu o curso “Análise de metabólitos e proteínas microbianas: aplicações na identificação e avaliação de potencial biotecnológico de microrganismos”, no Departamento de Biologia da UFLA (DBI). O curso foi promovido pelo Núcleo de Estudos de Biotecnologia e Microbiologia Aplicada.
No evento, foi discutido o uso técnicas como cromatografia líquida, gasosa e MALDI-TOF na análise de metabólitos e proteínas microbianas, voltadas à identificação de microrganismos e exploração de seu potencial biológico quanto à produção de metabólitos de interesse econômico.
“A ideia foi atender à demanda e incentivar a exploração da técnica de MALDI-TOF na identificação microbiana, pois essa técnica ainda é pouco explorada em outras áreas, embora já empregada frequentemente na área clínica”, relata o professor Whasley Duarte (DBI/UFLA), orientador do Núcleo responsável pelo evento.
Durante o curso, também houve a arrecadação, a partir da doação dos participantes, de 46 quilos de alimentos não perecíveis e fraldas geriátricas, que foram repassados para o Lar Augusto Silva.