Na sexta-feira (2/9), depois de participar da cerimônia de abertura da Semana de Ciência, Cultura e Arte, o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), Paulo Monteiro Barone, permaneceu na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para uma série de reuniões com o reitor, professor José Roberto Scolforo, com a vice-reitora Édila Vilela Resende Von Ponho e membros da equipe de gestão.
Mais uma vez, o secretário destacou a UFLA como uma das instituições universitárias de referência, com um perfil claro e bem definido, notadamente na área de ciências agrárias e florestais, em que extrapola o papel de produção acadêmica e formação de recursos humanos. Ele demonstrou conhecimento sobre a Universidade e comentou que, por vezes, cita a UFLA como exemplo em suas explanações.
Durante sua fala para a equipe de gestão da UFLA, o professor Barone demonstrou uma visão abrangente do cenário da educação superior no Brasil, enfatizando alguns princípios que deverão nortear a agenda nocional de ensino e pesquisa. Para uma nova fase de recursos contingenciados, o planejamento das universidades deverá estar pautado em pontos racionais que favoreçam a gestão.
Na oportunidade, Scolforo apresentou projetos estratégicos da Universidade, incluindo nesta pauta a permanente busca de novas vagas para técnicos administrativos e docentes, a eficiência energética do câmpus, as obras em andamento, o futuro Hospital Universitário e o Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec).
Para finalizar o dia, o secretário fez uma visita em todo o câmpus da Universidade, incluindo a Estação de Tratamento de Água e Esgoto (ETA e ETE); Complexo das Engenharias, Complexo da Saúde, Centro de Eventos, Centro de Convivência, departamentos e setores.
Na avaliação do reitor, a visita do secretário foi muito profícua no sentido de oportunizar um melhor conhecimento da Universidade e das reais demandas que são apresentadas. Ele destacou que o secretário acolheu todos os pleitos e prometeu que serão avaliados do ponto de vista técnico e financeiro. Adicionalmente aos projetos apresentados, o secretário também sinalizou a pertinência de incluir a UFLA em projetos estratégicos da pauta nacional em desenvolvimento pelo MEC.
Confira a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.