A pesquisa da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que realiza uma biofortificação agronômica em arroz, feijão e trigo foi retratada na Inter TV e no jornal da EPTV. Com o objetivo de deixar os alimentos mais nutritivos, o estudo realiza uma pulverização rica em nutrientes, como zinco, iodo e selênio, que trazem benefícios à saúde.
“Índia, China, Brasil, Tailândia, África do Sul, Turquia. Todos esses países já reconheceram que têm deficiência desses nutrientes no solo”, comenta o professor da UFLA Luiz Roberto Guimarães Guilherme.
O estudante de doutorado da UFLA Guilherme Soares Dinali explica que essa técnica é como se desse o nutriente na boca da planta, eliminando as possíveis perdas que podem ocorrer, via algum processo inerente ao solo.
“Essa técnica usada tem se mostrado a mais eficiente, justamente porque a planta consegue absorver o nutriente muito mais rápido. E ela pode ser uma aliada nos locais onde o solo é pobre. É uma pesquisa que pode beneficiar bilhões de pessoas”- trecho da matéria, pela repórter Manoela Borges.
Clique aqui e veja a matéria completa
Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.