Durante a Semana de Ciência, Cultura e Arte, de 2 a 9 de setembro, foram realizadas uma série de inaugurações de estruturas físicas e laboratórios no câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Na avaliação do reitor, professor José Roberto Scolforo, as inaugurações carregam em si o simbolismo de uma etapa vencida, para que sejam dados novos passos rumo à consolidação da expansão física e para o fortalecimento dos princípios que regem a Universidade, entre eles, o ensino, a pesquisa, extensão e inovação.
O conjunto de inaugurações reforça o olhar da gestão para diferentes setores e departamentos da Instituição. Durante os pronunciamentos, Scolforo enfatizou alguns pontos fundamentais: o cuidado com a qualidade do ensino de graduação e pós-graduação, o crescimento ou manutenção da produção científica oriunda de pesquisa e extensão, o desenvolvimento de projetos estratégicos e inovadores para financiamento de agências de fomento e a ampliação de parcerias com a iniciativa privada.
O reitor também comentou que a expansão da Universidade requer um planejamento estratégico e holístico, para que haja o investimento em novos cursos sendo respeitadas e mantidas as áreas do conhecimento em que a UFLA é referência.
Confira a reportagem da TV Universitária. Imagens Jésus Rafael e reportagem de Lisa Fávaro.
Pavilhão de Aulas VII
Finalizado em 2015, o Pavilhão de Aulas está localizado na Avenida Norte, com área total de 3.463,44 m2. Atender as demandas de expansão da Universidade, com salas de aula para atender a todos os cursos.
Laboratório de Microscopia Eletrônica (LME) – Centro Multiusuário
O prédio que abriga o Centro Multiusuário – Laboratório de Microscopia Eletrônica e Análise Multiestrutural, vinculado ao Departamento de Fitopatologia (DFP), tem área total de 1.383,70 m2, localizado na avenida central da Universidade. A estrutura permitiu mais que dobrar a área de laboratórios do DFP e fortalecer o Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia, abrigando um dos laboratórios de microscopia mais completos do Brasil. Com apoio de diversas agencias de fomento para aquisição de equipamentos, o laboratório possui hoje uma ampla infraestrutura para a condução dos estudos nas diversas áreas do conhecimento, que necessitem como ferramenta a microscopia eletrônica e de luz.
Central de Análises e Prospecções Químicas – CAPQ e Novos Materiais
A estrutura possui 1.248,48 m2 de área e fica localizada nas proximidades do Departamento de Química (DQI), entre a Avenida Principal e a Avenida Sul. As instalações atenderão a pesquisadores de toda a Universidade, pois abrigará laboratórios multiusuários que serão coordenados pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP).
Prédio da Engenharia Ambiental – segundo pavimento
A estrutura ganhou uma área de 369,15 m2 destinada a trazer maior conforto aos usuários e favorecer o desenvolvimento das atividades acadêmicas. A estrutura abriga laboratórios específicos para o curso de Engenharia Ambiental.
Alojamento dos Médicos Veterinários Residentes
Localizada nas proximidades do Hospital Veterinário e ligada ao Departamento de Medicina Veterinária (DMV), a estrutura de 269,50 m2 oferecerá apoio aos médicos residentes, que precisam dedicar-se às atividades por uma carga horária semanal extensa.
Canil
Também ligado ao DMV, a estrutura de 178,08 m2 permitirá melhor adequação para abrigo dos cães que são atendidos no Hospital Veterinário.
Reforma e ampliação do setor de Grandes Culturas
O setor está ligado ao Departamento de Agricultura (DAG) e localiza-se na Avenida Principal, nas imediações do próprio departamento. Os 1006,81 m2 de área reformada e ampliada já proporcionam a melhoria da qualidade nos trabalhos. O setor iniciou seu funcionamento em 1980 e dispõe de estufas, laboratórios, câmara fria, câmara de crescimento e mão-de-obra especializada na condução de experimentos, atendendo alunos de graduação e pós-graduação na instalação e condução de experimentos com diferentes culturas.
Central de Armazenamento e Controle de Defensivos Agrícolas
Destinada à armazenagem de defensivos agrícolas voltados à utilização imediata e à pesquisa, a estrutura de 147,63 m2 na UFLA é hoje a única credenciada pelo Ministério da Agricultura para esse fim. Está ligada à DAG.
Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais
O prédio de 686,54 m2, ligado ao DAG, abrigará o Laboratório em espaço com instalações modernas, essenciais para a melhoria das condições de ensino e pesquisa, que envolve a propagação de plantas por meio de cultura de tecidos. O laboratório atende a diversos projetos de pesquisa, com a participação de estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado, além de várias parcerias.
Setor de Olericultura
A nova estrutura permitirá ao DAG e ao Setor a intensificação de aulas práticas e o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão na área de Olericultura. São 594,02 m2 de área.
Setor de Caprinocultura
Vinculado ao Departamento de Zootecnia (DZO), o Setor de Caprinocultura tem área total de 466,33 m2 e está localizado na área experimental do câmpus da Universidade. A estrutura servirá para ampliar as pesquisas e fortalecer o ensino.
Laboratório de Ecologia Florestal
Vinculado ao Departamento de Ciências Florestais (DCF), o Laboratório de Ecologia Florestal tem área total de 808,26 m2, localizado na Avenida Norte. A estrutura vai abrigar o Setor de Conservação da Natureza, atendendo em especial a área de Ecologia Florestal. O prédio conta com oito laboratórios, salas de aula e salas para professores.
Texto com a colaboração de Ana Eliza Alvim e Camila Caetano.
Fotos: Cibele Aguiar, Ana Eliza Alvim, Mateus Lima e Camila Caetano
Confira a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.