Pós-graduandos, mestres e doutores até 35 anos podem participar. Premiação será na sede do Banco Mundial, em Washington EUA
Aproximar jovens universitários das oportunidades acadêmicas, científicas, profissionais e de empreendedorismo, no desafio de aumentar a produção de alimentos e, ao mesmo tempo, intensificar a sustentabilidade dos sistemas produtivos. Este é o objetivo principal do “Prêmio Novos Talentos para a Agricultura Sustentável”, iniciativa do Instituto Fórum do Futuro, que visa o debate de questões estruturantes a partir do desenvolvimento sustentável. A UFLA é uma das participantes do projeto, além da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq/USP.
As inscrições serão realizadas até 31 de outubro de 2016, às 18h (horário de Brasília). A inscrição é de caráter individual e deverá ser efetuada por meio de formulário disponível exclusivamente no endereço www.premionovostalentos.com
O Prêmio Novos Talentos deste ano foi dividido em duas categorias: Prêmio Pecuária de Baixo Carbono e Prêmio Agregação de Valor na Cadeia do Alimento – Indústria, Comércio e Serviços. A expectativa dos organizadores é que o concurso atraia inscrições de trabalhos acadêmicos com tecnologia de ponta que possam potencializar o desenvolvimento científico, social, econômico e ambiental.
No total, a competição vai distribuir aos jovens vencedores prêmios no valor de 30 mil dólares, que visam apoiar a formação de Start Ups a partir das ideias selecionadas. Podem participar do Prêmio Novos Talentos estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores que tenham menos de 35 anos de idade, em 22 de novembro de 2016.
A divulgação dos resultados ocorrerá dia 15 de novembro de 2016, em Washington EUA, em cerimônia de encerramento dos trabalhos do Prêmio Novos Talentos para o Alimento Sustentável – Américas 2018, na sede do Banco Mundial.
As normas que regulamentarão a seleção dos trabalhos do Prêmio Novos Talentos para o Alimento Sustentável, nas Categorias AMÉRICAS e BRASIL, 2016, estão disponíveis neste link. http://premionovostalentos.com/
Apresentação
Na quarta-feira (28/9) foi realizada uma apresentação sobre o ‘Prêmio Novos Talentos 2016’, no Salão dos Conselhos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), com a explanação do jornalista e gerente-executivo do Fórum do Futuro, Fernando Barros. A apresentação contou com a presença de pró-reitores, coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação, professores e estudantes ligados a núcleos de estudos e empresas juniores.
Entusiasta da iniciativa, Fernando Barros justifica a necessidade de uma profunda transformação no diálogo entre a ciência e a sociedade. “Precisamos reconhecer as mudanças no paradigma da comunicação em uma nova democracia digital, orientando a ciência para uma nova plataforma do conhecimento. Temos que sair do discurso agrário, para uma nova concepção de produção de alimentos”, enfatizou.
A vice-reitora, professora Édila Vilela de Rezende Von Pinho, destacou a importância da temática e o incentivo do prêmio, rendeu à UFLA a 3ª colocação em 2014. O trabalho do doutorando Lucas Bragança de Carvalho, orientado pela professora Luciana Alves Pinto (Departamento de Química – DQI), apresentou tecnologia desenvolvida para o uso racional de agroquímicos pela agricultura, por meio da associação de compostos de baixo custo e que não são agressivos ao meio ambiente.
Dúvidas sobre o Prêmio: falecom@premionovostalentos.com.br