Governo lança pacote de benefícios para micro e pequenos negócios; MEC promoverá capacitação e a UFLA é uma das instituições parcerias
O Reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, participou nessa quarta-feira (5/10) da cerimônia de lançamento do projeto Instituição Amiga do Empreendedor, realizada no Palácio do Planalto, com a participação do presidente da República, Michel Temer, do ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gedel Vieira Lima, e do ministro da Educação, Mendonça Filho.
Scolforo assinou um termo de compromisso conjunto com os ministros da Educação e da Secretaria Geral, em apoio ao projeto Instituição Amiga do Empreendedor. A UFLA será uma das instituições que irão compor o grupo de trabalho que definirá em 60 dias as diretrizes didático-pedagógicas, o modelo operacional e de governança. Nove instituições de ensino superior já assinaram o protocolo de intenção. O trabalho será coordenado pela Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC), sob a liderança do secretário Paulo Monteiro Barone.
Segundo o reitor, o Programa deverá disponibilizar de forma clara e objetiva, orientações e diretrizes que incentivam a inovação e o empreendedorismo, a partir do conhecimento acumulado na academia, possibilitando a geração de empregos e contribuindo para o desenvolvimento do País. Scolforo enfatiza o papel das universidades na promoção de uma nova cultura de inovação, sobretudo, visando a melhor qualidade de vida da sociedade.
O projeto prevê a capacitação e orientação aos futuros empreendedores e faz parte de um pacote de benefícios para os micro e pequenos negócios, com a finalidade de impulsionar o empreendedorismo no Brasil e ao mesmo tempo recuperar a confiança na economia.
Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, as empresas são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer nação, mas ainda poucas instituições de ensino superior se dedicam a essa área. “As universidades devem apoiar a formação de pequenos empreendedores. Devemos trazer o convívio com a atividade, criando oportunidades para cursos nas áreas da engenharia, administração, economia e contabilidade, para apoiar esse tipo de iniciativa.”
Além do programa de capacitação, estarão disponíveis recursos em linha de crédito exclusiva para os microempreendedores (MEIs) e os micro e pequenos empresários. Também foi lançado o projeto Simples Exportação, que visa desburocratizar as operações de comércio internacional.
Confira o vídeo compartilhado pelo Ministério da Educação – TV MEC