Os novos estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal de Lavras (UFLA) já iniciaram o estágio na Associação Comunitária dos Bairros Jardim Glória e Campestres I,II,III. Já são dois anos de parceria, desde o início do curso na UFLA.
O “Estágio em Práticas de Saúde na Família e Comunidade I” abrange um conhecimento sócio-econômico e cultural da região de abrangência da associação, sendo assim, os estudantes, já no primeiro período, vão a campo para observar cenários diversificados, sendo estimulados a perceberem e analisarem de forma mais coerente as dimensões sociais, econômicas, políticas e ecológicas que afetam diretamente a saúde e doença humana.
“Neste contexto, os estudantes ganham muito ao reforçarem habilidades e valores ligados a relações interpessoais, trabalho coletivo, cidadania e ética. Em geral, trabalha-se fundamentalmente a humanização das práticas em saúde”, comenta o professor da UFLA Sidney de Almeida Ferreira, tutor do grupo de alunos que está atuando na Associação de Moradores.
Cerca de 120 estudantes do curso de Medicina na UFLA já participaram desta atividade. O professor Sidney explica que no momento da criação do curso foram firmadas parcerias entre a Universidade e diferentes instituições de Lavras, como é o caso da Associação de Moradores do Jardim Glória, Campestres I, II e III. O estágio I é ofertado no primeiro período ao longo do qual os alunos dedicam uma manhã (8h às 12h) por semana nestas atividades.