Estudantes e professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizaram mais uma vez o Encontro da Consciência Negra, em Bom Sucesso, com o tema “Mulher no movimento negro”. O evento contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas.
A estudante em Letras Greicielle dos Santos e o graduando em Filosofia Fred Wilson de Almeida Junior, que têm acompanhando as discussões relacionadas ao movimento negro em Lavras, por meio do Coletivo Negritude, resolveram novamente incentivar a discussão sobre o tema também em Bom Sucesso, com o apoio do professor do Departamento de Educação (DED/UFLA) Celso Vallin.
O evento foi realizado no dia 17 de novembro. “Nesta edição tivemos a oportunidade de refletir a respeito da mulher no movimento negro, foi uma manhã agradável e enriquecedora. A presença de cada um foi fundamental para a realização do nosso segundo Encontro”, relata a estudante Greicielle.
Na ocasião, a palestrante Miriam Alves, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio de sua experiência frente ao movimento “Bloco das Pretas” em Belo Horizonte, possibilitou a conscientização do público em relação ao papel da mulher negra frente a esses movimentos de resistência.
Também compuseram a mesa de debate a professora da Escola Estadual Antônio Carlos de Carvalho (EEACC) Cristiane Valéria, a estudante da Escola Estadual Benjamin Guimaraes (EEBG) Geicimara Kelen, e a estudante Graziele Inácio da EEACC, tendo como mediadora a estudante de Educação Física da UFLA Bianca Stefany.
O evento também contou com a participação do grupo Coco da Baunilha de Lavras, com a exibição de um dos principais ritmos da cultura nordestina, marcado pela leva dos instrumentos de percussão, também com influências indígenas e africanas.