A quinta-feira (17/11) foi dia de celebração pelos 40 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos (PPGCA). A primeira atividade da programação foi a inauguração do novo anfiteatro do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA), nomeado como Anfiteatro Professor Adimilson Bosco Chitarra, em homenagem póstuma ao profissional que deixou contribuições de relevo ao DCA e à UFLA.
Descerraram a placa de inauguração a professora aposentada do DCA e esposa de Chitarra, Maria Isabel Fernandes Chitarra; o filho, Bernardo Chitarra; a então reitora em exercício, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; o chefe do DCA, professor Luís Roberto Batista; e a vice-chefe do DCA, professora Fabiana Queiroz. O descerramento foi precedido pelo pronunciamento do professor Luiz Carlos de Oliveira Lima, que falou sobre Chitarra e sua representatividade para a UFLA.
Estiveram na mesa de honra da cerimônia, além das professoras Édila e Maria Isabel (convidada de honra); o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio; o chefe do DCA, professor Luís Roberto Batista; o coordenador do PPGCA, professor Jaime Vilela de Resende; a coordenadora da área de Ciência dos Alimentos na Capes Maria Ângela de Almeida Meirelles; e o representante dos estudantes de pós-graduação do Programa, Raul Viana.
Professora Édila falou da qualidade historicamente reconhecida do PPGCA, do desafio que tem a UFLA de expandir com qualidade e da representatividade do professor Chitarra para a instituição, encerrando com palavras de apoio ao Programa. “Vocês têm todo o nosso reconhecimento. Estaremos sempre juntos para fazermos o melhor para a instituição e para as pessoas”. A contribuição dos estudantes para a qualidade do Programa foi enfatizada pelo professor Rafael. “Mais um programa da UFLA celebrando 40 anos e isso é um orgulho para a comunidade acadêmica. Os discentes têm participação fundamental nas avaliações que expressam a qualidade do Programa”.
Professor Luís agradeceu a todos os servidores, ativos e já aposentados, que colaboraram para a implantação e desenvolvimento do PPGAC. Já o professor Jaime realçou a história do Programa em números: com conceito 5 na Capes, são 100 estudantes matriculados e 22 docentes atuando. Em atividade desde 1976, o mestrado já deu origem a 487 dissertações. O doutorado teve início em 1991 e já foram defendidas 232 teses. Ao todo, mais de 700 trabalhos.
Palestra da professora Maria Isabel: resgatando a história
Logo após os protocolos iniciais, Maria Isabel falou aos presentes. Ela abordou fatos relativos à história da UFLA desde sua implantação como Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL); ao desmembramento do antigo Departamento de Química e Tecnologia em 1973, que deu origem ao DCA; ao início das atividades ainda no câmpus histórico; ao sacrifícios iniciais para técnicos administrativos e professores, além de ter narrado momentos da atuação profissional do professor homenageado. A fala emocionada encerrou-se com um agradecimento aos filhos, aos “filhos científicos” e ao professor Chitarra. “A caminhada até esses 40 anos envolveu os esforços de muitos homens e mulheres que se dedicaram à implementação do projeto idealizado”.
A área de Ciência dos Alimentos na Capes
A coordenadora da área de Ciência dos Alimentos na Capes, Maria Ângela de Almeida Meirelles, proferiu palestra na sequência. Ela iniciou suas considerações falando sobre a representatividade do agronegócio para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e localizou a área de alimentos nesse contexto. Apresentou a linha do tempo da Capes como instituição, bem como apresentou números sobre a pós-graduação no Brasil, destacando o crescimento, nos últimos anos, de indicadores, como o número estudantes matriculados. Em seguida, detalhou informações sobre a área de Ciência dos Alimentos na Capes.
A celebração pelo aniversário do Programa envolveu ainda outras atividades, como um coquetel e uma missa.
Confira a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.