O Programa de Pós-graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária (PPGEE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) celebrou nesta sexta-feira (25/11) seus 20 anos de trajetória.
A aula inaugural do mestrado do PPGEE ocorreu em março de 1996, com uma turma de cinco alunos. A primeira dissertação foi defendida em fevereiro de 1998. Já o doutorado iniciou em março de 2003, com uma turma de sete alunos. A defesa da primeira tese foi em março de 2006, por Luiz Alberto Beijo, o primeiro doutor em estatística de Minas Gerais.
Atualmente, o Programa conta com 24 estudantes de mestrado e 42 de doutorado. Há 12 docentes permanentes e três colaboradores. Ao total já foram orientados 211 mestrandos e 107 doutorandos. Além da estatística, o Programa tem contemplado egressos das mais diversas áreas, como matemática, agronomia, computação, engenharia agrícola, administração, zootecnia, física, química, biologia, dentre outras.
Para o atual coordenador do Programa, professor Renato Ribeiro de Lima, o diferencial da Estatística sempre foi o contato constante com todas as áreas da UFLA. “Isso é algo que deve ser sempre preservado, além do grande intercâmbio entre docentes e discentes. Para os próximos anos uma das nossas metas é incentivar a internacionalização, investindo cada vez mais na formação”, comentou.
A vice-reitora da UFLA, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, também destacou a importância do Programa na Universidade, que atende a maioria dos cursos. “O Departamento de Estatística é o que mais atende a todos os discentes e docentes da instituição. Nunca saímos daqui sem apoio. Falo por experiência própria, pois todos os professores que estão presentes passaram pela minha vida acadêmica”, disse. Compartilhando da mesma ideia, o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio, afirmou que a estatística é a ferramenta primordial nas teses de todos os Programas de Pós-graduação da Universidade.
Os números mostram claramente a evolução do Programa nestes 20 anos. De 1973 a 1995, com relação às publicações científicas, a Estatística da UFLA possuía 26 textos acadêmicos, 72 artigos científicos, 15 trabalhos completos em Congressos e 48 resumos em anais. Em contrapartida, hoje, totaliza-se em 824 artigos científicos, 509 resumos expandidos, 1090 resumos em anais, 33 artigos em jornais e revistas, 10 livros e 34 textos acadêmicos.
O professor Joel Augusto Muniz, pioneiro na instituição do Programa, durante a contextualização histórica do PPGEE, ressaltou a importância dos acadêmicos no processo de levantamento de dados para aprovação do Programa, além de enfatizar a dedicação deles nestes 20 anos.
Na ocasião, o professor destacou alguns momentos, como a aprovação da egressa Taciana Villela Savian, em concurso, na ESALQ-Piracicaba. “A maioria dos docentes do Programa passaram pela ESALQ, por isso, quando a Taciana foi aprovada nesta instituição foi muito satisfatório, pois tivemos esse retorno de que estávamos no caminho certo”, comentou. De todos os egressos do Programa, 129 trabalham em Universidades/Faculdades, 45 em Institutos Federais, 32 em empresas, bancos, dentre outras instituições.
Professor Joel também enfatizou o fato da Revista Brasileira de Biometria, uma das mais importantes da área no Brasil, ter sido assumida pela UFLA neste ano. E o fato do PPGEE já ter nucleado programas de pós-graduação na Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e na Universidade Federal de Viçosa (UFV). “Sempre estivemos nucleando Programas de outras universidades. A UFLA está presente em todo o país”, relatou o professor.
Homenageados na solenidade:
Professores aposentados: Luiz Henrique de Aquino; Oliveiro Jose Vieira; Gilney de Souza Duarte; Ruben Delly Veiga, e Agostinho Roberto de Abreu.
Professor Décio Barbin: professor aposentado da ESALQ, grande apoiador do Programa.
Luiz Alberto Beijo: egresso que defendeu a primeira tese.
Taciana Villela Savian: egressa pioneira em aprovação em concurso na ESALQ.
Eloise Cury da Silva: egressa que defendeu a primeira dissertação.
Fabyano Fonseca e Silva: egresso que defendeu sua tese em tempo recorde (22 meses).
Professor Joel Augusto Muniz: pioneiro na criação do Programa.
Texto: Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.
Confira a galeria de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido: