Desde terça-feira (13/12), o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, está em Brasília para defender o orçamento da Universidade do próximo ano e garantir que projetos estratégicos sejam mantidos.
As negociações seguem uma longa jornada, com reuniões e articulações com deputados da bancada de Minas Gerais e representantes da Relatoria Setorial da Educação e Cultura e Orçamento 2017. O objetivo é ampliar o orçamento das universidades federais em 2017 – PLOA/2017, por meio de emendas parlamentares.
As reuniões são acompanhadas do assessor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes e do assessor Especial de Governo, Wagner Vilas Boas de Souza.
Na quarta-feira, Scolforo teve acesso ao Senado Federal, quando teve a oportunidade de acompanhar os trabalhos da comissão mista do orçamento em defesa da ampliação os valores da emenda conquistada.
Na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Scolforo e Nazareno participaram de evento com a presença do ministro da Educação Mendonça Filho, gestores do MEC, diretoria e reitores.
Ministérios
Na Esplanada dos Ministérios, Scolforo se reuniu com o ministro da Agricultura,
Blairo Magi, quando teve a oportunidade de apresentar um projeto especial da UFLA para a construção de um centro de referência em segurança alimentar.
Scolforo também participou de reunião com o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), Jorge Almeida Guimarães, para apresentar o projeto e as ações futuras do Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec), tendo feito o convite para que ele faça uma visita à Universidade. O projeto do Lavrastec também foi apresentado em reunião com o professor Mário Neto, presidente do CNPq.
No Ministério da Educação (MEC), uma extensa agenda de reuniões, em todas as esferas de decisão, incluindo o ministro Mendonça Filho, o secretário de Ensino Superior (Sesu/MEC) Paulo Barone e a subsecretária de Planejamento e Orçamento Iara Pinheiro. Entre as pautas em discussão, a apresentação de projetos especiais para finalização de obras já iniciadas no câmpus da Universidade.
Na terça-feira (13/12), os professores Scolforo e Nazareno, acompanhados do professor Renato Elias Fontes – chefe do Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA), foram recebidos pelo superintendente nacional de Agronegócio da Caixa, Márcio Vieira Recalde. O objetivo foi apresentar proposta de cursos de especialização, MBA e mestrado profissional em agronegócio para os profissionais da Caixa Econômica Federal.