Pesquisa online vai identificar anseios de pesquisadores sobre o sistema mundial de publicação acadêmica

pesquisaAutores de todo o mundo podem participar e compartilhar suas opiniões e perspectivas sobre o processo de publicação científica. Os resultados serão apresentados para editores de periódicos e influenciadores da indústria global com o objetivo de promover mudanças concretas em benefício de todos

 

Para identificar as perspectivas dos autores acadêmicos, encontrar formas de aprimoramento do atual sistema de publicação tornando-o mais amigável, preencher lacunas entre autores e editoras, a Editage (www.editage.com.br), empresa de comunicação científica, está promovendo uma pesquisa online. A ideia é engajar os pesquisadores de todo o mundo em um processo de reflexão e compartilhamento de ideias. Os resultados serão apresentados a editores de periódicos e influenciadores da indústria global em conferências internacionais.

Os autores interessados em colaborar devem preencher um breve questionário, que se encontra no link pt.surveymonkey.com/r/author-perspectives-on-academic-publishing-brazilian-portuguese.

Segundo a editora chefe do portal Editage Insights, Clarinda Cerejo, os autores encontram-se no cerne do sistema de publicação e atuam tanto como produtores quanto consumidores das pesquisas publicadas. Suas opiniões são, portanto, cruciais para apoiar mudanças críticas na indústria de divulgação científica.

“Todos sabemos que conseguir publicar um artigo é uma das realizações mais estimulantes que pesquisadores podem ter, mas também é a parte mais difícil de seu trabalho. Queremos os autores ao redor do mundo juntem-se para pensar a respeito do sistema atual. É muito importante saber se estão satisfeitos, quais suas sugestões de mudanças e também as principais dificuldades que enfrentam ao tentar publicar em revistas internacionais”, ressalta.

Em reconhecimento a essa valiosa contribuição ao sistema de publicação acadêmica mundial, será sorteada entre os participantes a produção de três vídeos com duração de um minuto, resumindo o conteúdo de uma pesquisa científica recentemente publicada pelo participante sorteado. Esse vídeo poderá ser utilizado na divulgação da publicação e para ampliar a visibilidade dos trabalhos não só no meio acadêmico, mas também na sociedade em geral. Amostras da produção audiovisual da Editage estão disponíveis na página de resumos em vídeo da Editage no YouTube. Além disso, também serão entregues, a 10 sorteados, vouchers de compras da Amazon no valor de 50 dólares.

Fonte: EPR Comunicação Corporativa