Entre os dias 2 e 11 de janeiro, foi realizado nas instalações do Centro de Desportos da Aeronáutica, Rio de Janeiro, o primeiro Camping de Atletismo envolvendo o Centro Regional de Treinamento de Atletismo de Lavras (CRTA) e o Centro Nacional de Treinamento de Atletismo do Rio de Janeiro (CNTA).
As atividades estiveram sob a responsabilidade da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em ações previstas no Projeto da Rede Nacional de Treinamento em Atletismo (RNTA), aprovado e mantido pelo Ministério dos Esportes. Este é o primeiro movimento de atletas e treinadores da Rede, contando com a participação de 25 atletas provenientes de projetos dos centros de treinamento da UFLA, além das Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG) e Juiz de Fora (UFJF). Os atletas foram treinados, acompanhados e supervisionados pelos treinadores do CNTA-RJ.
O professor de Educação Física da UFLA e coordenador do Centro Regional de Treinamento de Atletismo de Lavras, Fernando de Oliveira, que acompanhou as atividades, relata que os atletas foram distribuídos por várias provas do atletismo, desde as de média e longa distância, saltos, provas combinadas, lançamentos/arremesso até as provas de velocidade e com barreiras.
“As sessões de treinamento foram realizadas em períodos diários de trabalho, sendo a equipe multidisciplinar de atuação composta pelos treinadores, nutricionistas, fisioterapeutas, massoterapeutas, psicólogos, médicos e fisiologistas”, comenta o professor. A intenção da atuação deste grupo é de identificar e propor ações que possam colaborar com as decisões pedagógicas de treinamento aos membros do Centros Regionais e Locais de onde provêm os atletas.
“Para o coordenador técnico do CNTA –RJ, Roberto Ferreira, é necessário uma verticalização de conceitos, métodos e atividades desde os CNTA até os centros locais, sendo que, em nosso país, este é um conceito novo em termos de atuação”, complementa Fernando.
O professor Fernando explica que do ponto de vista técnico, o camping foi desenvolvido visando utilizar o conhecimento dos treinadores do RNTA-RJ, no aperfeiçoamento dos atletas mais jovens e futuros campeões. O acompanhamento diário dos atletas permitiu o aprimoramento de pequenos detalhes de treinamento, de dimensões física até comportamentais.
Para o treinador de Juiz de Fora, Jorge Perrout, o ambiente, a dedicação e a participação de treinos com outros atletas permitem um exigente treinamento no camping, além do apoio da equipe multidisciplinar e suas avaliações, com sugestões de trabalhos complementares aos atletas e relação interna do grupo de treinadores.
De acordo com Carlos Alberto Lancetta, treinador do CNTA –RJ, os participantes são jovens com muito talento e a médio e longo prazo irão representar o Brasil em competições internacionais. “As trocas de experiências foram importantes para futuras ações da Rede, sendo que este piloto será importante para melhorar a atuação, facilitando o planejamento dos novos encontros”, comenta Lancetta.
O coordenador Regional do RNTA Brasil, Pedro Ferreira Filho, salienta que, como o objetivo e foco da RNTA são as Olimpíadas de 2020 e 2024, fica nítida a importância de ações de integração este primeiro Camping Lavras/Rio 2017.
“Baseados em novas instalações de nosso legado olímpico, estamos redesenhando o futuro do atletismo brasileiro desenvolvendo boas práticas de treinamento e interação de treinadores e de seus atletas talentosos. As próximas atividades serão expandidas para outros centros locais da Região Sul-Sudeste, com novos critérios de inclusão de jovens atletas no sistema”, relata o professor Fernando.
Leia também:
Legado Olímpico: UFLA será Centro Regional da RNTA com reforço de profissionais e equipamentos
Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA, com informações diretas do professor Fernando de Oliveira.