Núcleo de Estudos em Obesidade e Diabetes é premiado no Congresso Brasileiro de Educação Médica

Integrantes do Núcleo de Estudos em Obesidade e Diabetes (Neodia) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foram premiados como melhor trabalho da categoria de relato de experiência no Congresso Brasileiro de Educação Médica, maior evento realizado pela Associação Brasileira de Educação Médica (Abem). O trabalho foi realizado pelos estudantes Natália Sayuri Sugimura, Gabriela Fiorini Siqueira, Luiz Augusto Sacramento Gomes, Isadora Ribeiro Furtado Pereira, sob a coordenação dos professores do Departamento de Ciências da Saúde (DAS) Chrystian Araújo Pereira e Christiane Malfitano.

Relato de experiência multidisciplinar do Núcleo de Estudos em Obesidade e Diabetes (NEODIA) junto ao grupo HIPERDIA na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde de Lavras” teve como objetivo ilustrar o trabalho em conjunto das diferentes áreas na promoção de saúde, focando no trabalho de grupos operativos de hipertensos e diabéticos (Hiperdia), buscando a educação em saúde.

O grupo Hiperdia destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial (HA) e/ou diabetes mellitus (DM) atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de saúde – SUS, permitindo gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados. O sistema envia dados para o cartão Nacional de Saúde, funcionalidade que garante a identificação única do usuário no SUS.

Os benefícios primários do grupo é orientar os gestores públicos na adoção de estratégias de intervenção, bem como, conhecer o perfil epidemiológico da HA/DM na população. “O presente projeto buscou a atenção primária à saúde, orientando a população em obter um melhor prognóstico, como bem prevenção das comorbidades, agindo principalmente na orientação em uma mudança no estilo de vida”, afirma o Núcleo.

Foram realizadas ações de orientação, promovidas pelos discentes da disciplina Estágio em Práticas de Saúde na Família e Comunidade II e III do curso de Medicina juntamente com os membros do Neodia. Durante as ações foram aferidas a pressão arterial da população e realizadas orientações com materiais informativos com dicas nutricionais, de prática de atividade física, alertas sobre as comorbidades das doenças e outros esclarecimentos sobre prevenção/acompanhamentos destas, esclarecendo dúvidas sobre DM e HA em linguagem acessível e empática.  

“O projeto Hiperdia ajuda não somente a área técnica junto ao SUS, com acompanhamento e tratamento dos pacientes, mas também esclarece dúvidas dos mesmos e de quem ainda não possui a doença. Além disso, os discentes compartilham o conhecimento adquirido na Universidade à comunidade leiga, trabalhando em equipe de modo a entender a problemática da população assistida, buscando entendimento além dos livros e empatia com o individuo”, conclui os integrantes do trabalho premiado.

Cobem

Com periodicidade anual, o Cobem é um evento que engloba muita discussão a respeito do ensino da medicina, agregando os vários atores das universidades brasileiras: coordenadores, professores, preceptores, estudantes e profissionais da saúde.

De acordo com o professor Chrystian Araújo, o evento permite uma troca de experiência essencial para os avanços da medicina brasileira.  “O congresso sempre procura trazer um tema central relacionado à melhoria da educação médica e com o desenvolvimento da saúde em nosso país”, comenta.

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.