A quarta-feira (22/2) foi de campanha no Centro de Convivência da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Os estudantes puderam interagir com profissionais da área de saúde e solucionar dúvidas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis – as DSTs. Foram realizadas três sessões (manhã, tarde e noite). Elas fizeram parte da campanha “DST e Sexo Seguro”, que integra o projeto Minuto da Saúde.
A estudante de Zootecnia Ketlen Rocha participou do bate-papo no período da tarde e aprovou a iniciativa. “Achei perfeita a ação, especialmente por ser antes do Carnaval. Sabemos que em países como a Suiça, onde se debate muito esse tema com os jovens, as taxas de gravidez da adolescência e de DSTs caem. O Brasil tem carência dessa prática da conversa. Por isso, achei bacana esse evento”.
Durante as atividades, ocorreu também distribuição de material informativo, brindes e preservativos. No período da manhã, a palestra foi ministrada pelo médico ginecologista da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), Hélio Haddad Filho. À tarde, foi o médio infectologista Silvio Menicucci, também da Praec, quem conduziu a conversa. Já no período noturno, a enfermeira da Prefeitura de Lavras, Vitória Maria Vitória Alves Pinheiro, compartilhou com a comunidade as informações.
A campanha foi uma iniciativa conjunta da Coordenadoria de Saúde (Praec), do Departamento de Ciências da Saúde (DAS) e da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Fisiologia (Laifi). Esta é apenas a primeira ação, de uma série de outras mobilizações em saúde programadas para os próximos dois anos, período em que estará em execução o Projeto “Minuto da Saúde”, que tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). O projeto prevê a divulgação de informações científicas sobre saúde por meio de ações presenciais e de material produzido para veiculação na TVU, na Rádio Universitária e Internet (incluindo Mídias Sociais).
De acordo com a professora Joziana Barçante, coordenadora do projeto, as ações previstas no Minuto da Saúde irão ultrapassar os limites do câmpus e chegar à comunidade. “O projeto prevê mais de 30 temas a serem trabalhados em parceria com a Praec, o DSA e os departamentos de Nutrição (DNU) e Educação Física (DEF). Esses temas serão levados até a sociedade por meio de material de rádio, televisão, internet e com intervenções presenciais. Será mais um projeto pelo qual a Universidade desempenhará seu papel social”.
Para pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Ana Paula Piovesan Melchiori, o objetivo também é fazer com que eventos como o realizado nesta quarta sejam constantes na Universidade. “Queremos grande ênfase na medicina preventiva e na interação com o município. A expectativa é de que a comunidade se envolva cada vez mais com essa proposta e faça bom uso desses espaços de compartilhamento de informações.”
Foram parceiros nesta ação a Prefeitura de Lavras e o projeto “Unidade de Pronto Alegramento”.
Assista aos vídeos da TVU:
Matéria sobre o evento
Entrevista sobre o Minuto da Saúde