Gerente de Zoonoses da Hertape realizará na UFLA palestra sobre o controle da Leishmaniose

O Núcleo de Estudos em Pequenos Animais (Nepa), em parceria com a Hertape Saúde Animal, realizará a palestra “Controle da Leishmaniose Visceral Canina e a Responsabilidade do Clínico Para Mudança de Paradigma” no dia 16 de março, às 18h30, no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

A palestra será ministrada pelo gerente de Zoonoses do Laboratório Hertape Francisco Anilton Alves Araújo.  O evento tem por objetivo esclarecer e discutir os principais temas relacionados à Leishmaniose, tais como: controle, diagnóstico e tratamento.

A Hertape Saúde Animal soma mais de setenta anos de atuação no mercado de saúde animal. Em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), lançou a vacina recombinante contra a Leishmaniose Visceral Canina (LVC). A Leish-Tec® é a única vacina aprovada pelo Ministério da Agricultura e pelo Ministério da Saúde (IN31).

É válido ressaltar que a Leishmaniose visceral é atualmente a doença mais emergente que acomete cães em todo o país. É uma zoonose, causada pela picada do “mosquito palha” infectado pelo protozoário chamado Leishmania chagasi.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do telefone (WhatsApp) (11) 99906-6183 (Vanessa) ou pelo e-mail nepamdvufla@gmail.com até o dia 14/3, mediante disponibilidade de vagas.

Sobre o palestrante

Francisco Anilton Alves Araújo é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), doutor em Ciência Animal, área de concentração em Sanidade Animal, Higiene e Tecnologia de Alimentos, na Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Medicina Veterinária Preventiva, com a área de concentração em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Informação para a Ação em Vigilância em Saúde; em Saúde Coletiva e, ainda, Aperfeiçoamento em Epidemiologia, pela Universidade de Brasília (UNB).

Entre 1987 e 2012, trabalhou no Ministério da Saúde, no Departamento de Vigilância Epidemiológica, coordenação de Doenças Transmissíveis e responsável técnico pela Vigilância Eco-epidemiológica das Arboviroses. Coordenou o projeto de Estruturação da Rede de Centros de Controle de Zoonoses do Ministério da Saúde no período de 1992 a 2008.

Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Vigilância Ambiental, com ênfase em Zoonoses e Doenças Infecciosas, atuando principalmente nas seguintes áreas: Vigilância Ambiental, Meio Ambiente, Animais Silvestres, Aves Migratórias, Influenza Aviária, Febre Amarela, Febre do Nilo Ocidental, Raiva, Leishmanioses, Hantavírus, Leptospirose, Fatores Biológicos de Risco de Transmissão de Doenças ou Agravos ao Homem, Biossegurança, Doenças Emergentes, Centros de Vigilância Ambiental e de Zoonoses.

Atualmente trabalha como gerente técnico de Zoonoses do Laboratório Hertape Saúde e Bem Estar Animal S/A.

O Nepa

O Núcleo de Estudos em Pequenos Animais exerce suas atividades sob a orientação da professora Gabriela Rodrigues Sampaio, responsável pelas disciplinas de Técnicas Cirúrgicas e Cirurgia Veterinária do Curso de Medicina Veterinária, e conta com a participação de graduandos em medicina veterinária, médicos veterinários residentes e estudantes de pós-graduação.

O Nepa tem por objetivo promover palestras, cursos, debates, discussão de casos e viagens para eventos que possam contribuir para a elevação dos conhecimentos relacionados a pequenos animais, promovendo o constante treinamento e aperfeiçoamento de estudantes e profissionais da área.

Também estão na coordenação do Núcleo as graduandas Vanessa Bonifácio dos Santos (vice-coordenadora Geral), Bruna de Oliveira Arenázio Pupio (coordenadora de Imprensa e Comunicação) e Letícia Scheffer Barbosa (coordenadora de Finanças). 

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.