A Comissão Permanente de Pessoal Docente da Universidade Federal de Lavras (CPPD/UFLA) elegeu, em março, novos representantes para a gestão do biênio 2017/2018. A equipe do período 2014/2017 fechou relatório de atividades, consolidando as informações sobre ações desenvolvidas ao longo desse tempo e os resultados alcançados.
As atividades realizadas englobaram ações como a reestruturação e organização de arquivos da Comissão; organizações no arquivo central; classificação e digitalização de normas jurídicas utilizadas; atualização constante da página da CPPD na Internet e disponibilização de normas relativas ao Plano de Carreiras e Cargos do Magistério Federal, de modelos de requerimentos, de detalhamentos de procedimentos necessários, entre outros conteúdos. Também podem ser citadas a criação do banco de dados dos professores nomeados na Universidade e acompanhamento das carreiras; a análise de processos complexos; a criação de manuais; o estabelecimento de parcerias com órgãos da UFLA; a ministração de cursos e inúmeras outras rotinas, relatadas no documento.
Entre os resultados apresentados está a tramitação de 1.019 processos, entre 2014 e 2017, referentes a promoções/progressões, retribuição por titulação, aproveitamento de tempo, revisão de interstício, aceleração de promoção e homologação de estágio probatório. Os gráficos revelam um aumento da demanda por atuação da CPPD, na medida em que o quadro de professores da Universidade cresceu 51,29% de 2013 a 2017. É possível também observar a distribuição de professores entre as classes A, B, C, D e E, bem como outros indicadores (acesse aqui a íntegra do relatório).
O presidente da CPPD na gestão 2014-2017, professor Nilton Nagib Jorge Chalfun, enfatiza o compromisso adotado nesse período para que a CPPD se desenvolvesse adequadamente. “Foram inúmeras as atividades desenvolvidas pela nossa equipe de trabalho em prol de nossos docentes e não medimos esforços para realizá-las de forma honesta e de acordo com as leis ora vigentes, de modo a transformar a CPPD num órgão transparente e a serviço de nossa comunidade. Administradores, técnicos administrativos e estagiários, que atuam e atuaram na Comissão, agradecem a Deus e a toda a comunidade acadêmica, especialmente aos dirigentes da Universidade e aos colegas docentes, que nos elegeram e depositaram confiança e nos apoiaram em nosso trabalho desenvolvido. Desejamos muito sucesso para a nova gestão, que ora se inicia”.