A Equipe Troia de Robótica, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi campeã mundial na Robogames 2017. O Telsa Team de hóquei venceu os mexicanos do Rhino na final e conquistou a medalha de ouro. A competição ocorreu de 21 a 23 de abril, na cidade de Pleasanton, na Califórnia, nos Estados Unidos.
No Facebook, a equipe comemorou o título e enviou uma mensagem de agradecimento. “A Equipe TROIA agradece a todos os patrocinadores, parceiros, familiares, amigos, professores, população de Lavras e todos aqueles que de alguma forma acreditaram nos nossos projetos e nos deram a oportunidade de fazermos o nosso melhor! Isso só foi possível pelo esforço conjunto de cada membro que já passou ou ainda está no Troia”, diz o texto. A viagem para os EUA foi viabilizada após a ajuda financeira dos professores de todos os departamentos da UFLA, dos patrocinadores e dos lavrenses.
Além do título mundial, a Troia já conquistou dois campeonatos brasileiros de hóquei. Concebido em 2015, time de robôs Tesla é formado por quatro equipamentos: Resistor, Capacitor, Indutor e Transistor. Cada uma pesa 6,8 quilos e utiliza placa eletrônica Parkinson.
A Equipe Troia de Robótica surgiu em 2011, a partir da união de dois núcleos de estudo do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFLA. Formado por 29 estudantes, o grupo já alcançou importantes conquistas em competições nacionais e internacionais.
Texto: Rafael Passos – Jornalista/bolsista – Fapemig – Fapemig