O Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf), do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA), realizou na última sexta-feira (12/5) o lançamento do projeto Golden Cup. A proposta consiste em premiar a qualidade de cafés especiais produzidos pelos filhos dos cafeicultores da Agência de Inovação do Café (InovaCafé).
Segundo o coordenador-geral do InovaCafé, Giovani Belutti Voltolini, o projeto busca o treinamento dos filhos dos cafeicultores para que eles sejam difusores de conhecimento e de tecnologia na área. As amostras do produto começaram a ser recebidas na segunda-feira (15/5), na sala de recepção do Necaf, e podem ser entregues até 18 de agosto.
Em 1 e 2 de setembro serão conhecidos os campeões do concurso, que abrange cafés de todas as regiões produtoras do Brasil. Com isso, forma-se uma mesa de provas diversificada e enriquecida com sabores, aromas e aspectos do café.
O diretor da InovaCafé, professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, disse que a proposta reforça a busca pelo melhoramento contínuo da qualidade do café. “O projeto favorece a difusão de tecnologia e conhecimento relativos ao café, que inicialmente pode parecer restrita, mas que visa o futuro da cafeicultura. A iniciativa é bem interessante e acho que vai trazer ótimos frutos para InovaCafé, para UFLA e para todos”.
O Golden Cup é realizado em parceria com o Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo do Café (QICafé) e com o Núcleo de Estudos em Pós-Colheita (Pós-Café), ambos da UFLA.
Texto: Mariane Rodrigues de Freitas