O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo, cumpriu agenda em Brasília na quarta e na quinta-feira (28/6 e 29/6). Além de reuniões nos ministérios da Educação (MEC); da Saúde; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e dos Esportes, para negociações em benefício da UFLA e do município, a programação incluiu a participação na Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Em 28/6 o dia foi de reuniões para discussão de diferentes pautas. No Ministério dos Esportes, em audiência com o ministro Leonardo Carneiro Monteiro Picciani, a busca foi por meios para viabilização de um ginásio de aeróbica e de uma piscina semi-olímpica. No Mapa, esteve em pauta o projeto de produção de mudas de espécies para hortas de agricultura familiar. O projeto do hospital-dia e as normas a serem seguidas para a integração com o serviço de pronto socorro foram o principal assunto tratado no Ministério da Saúde. Já no MEC, o encontro com o secretário de Educação Superior Paulo Barone e com o ministro Mendonça Filho permitiu negociações sobre vagas de docentes, técnicos administrativos e recursos para construção de laboratórios e equipamentos. Além disso, o orçamento da Universidade para 2018, diante das perspectivas negativas da economia, foi priorizado entre os temas.
De acordo com Scolforo, apesar do momento de extrema dificuldade financeira por que passa o País, os resultados das articulações foram positivos para a UFLA. “Podemos comemorar, por exemplo, entre outras boas perspectivas, a conquista de recursos extra-orçamentários que irão viabilizar a construção do prédio de laboratórios da Biologia para atender à graduação, bem como de equipamentos”, comenta.
Na reunião da Andifes, realizada ao longo desta quinta-feira (28/6), estiveram em pauta assuntos como as “eleições para a Associação, o cenário socioeconômico do País e o programa de trabalho da nova diretoria”, temáticas relativas à Secretaria de Educação Superior do MEC, além de espaços destinados a assuntos do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe) e do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace).
Na viagem, o reitor teve a companhia do prefeito de Lavras, José Cherem. Ambos foram aos diferentes ministérios na busca de oportunidades para a UFLA e para a cidade de Lavras, somando esforços para melhor servir ao interesse público. Em todas as reuniões realizadas nos ministérios, esteve presente, ainda, o deputado federal Carlos Melles.