Africanos provenientes dos países Chade, Togo, Benin, Burquina Faso, Mali, Burundi, Costa do Marfim, Senegal e Camarões estão na Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizando o curso “Capacitação e Transferência de Tecnologia na Cultura do Algodão”. Esse trabalho foi destaque na matéria “Brazil’s expertise to boost East Africa cotton farming”, publicada neste mês no DailyNation. Acesse aqui o link da publicação.
A matéria apresenta a solidariedade como um dos princípios básicos da política externa do Brasil, e como exemplo o trabalho realizado em parceria com a UFLA com países da África na luta contra a fome e a pobreza, levando soluções que envolvam a agricultura, saúde pública, educação e o meio ambiente.
O curso, já na sua terceira edição, é realizado em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). Com esse estreitamento, a UFLA está sendo reconhecida internacionalmente, além de exercitar a solidariedade ao difundir conhecimentos. “Atualmente, a principal iniciativa de cooperação brasileira na região da África Oriental é o Projeto Cotton Victoria, cujo objetivo é contribuir para melhorar a competitividade do setor de algodão no Quênia, Tanzânia e Burundi. Desde o ano passado, especialistas da Universidade Federal de Lavras (Minas Gerais, Brasil) trabalham na região do Lago Victoria com técnicos de cada um dos países parceiros”- trecho extraído da matéria (traduzido).
O terceiro curso em andamento na UFLA tem como desafio ofertar o conhecimento teórico e prático, com tradução simultânea, para profissionais de língua francesa oriundos de países africanos. O organizador geral do curso, professor Antônio Carlos Fraga, afirma que esta experiência vai servir de suporte para que no próximo ano o curso possa ser ofertado também para nativos da língua inglesa.
História de excelência
O projeto intitulado “Capacitação e Transferência de Tecnologia na Cultura do Algodão”, em parceria com o Ministério de Relações Exteriores, teve início em 2014, com foco na capacitação e aperfeiçoamento de profissionais da África Subsaariana. O resultado foi tão positivo que a UFLA foi novamente convidada para dar sequência, como coordenadora, do projeto Cotton Victória, com a promoção da cadeia produtiva e a melhoria técnica da cotonicultura nos países africanos.
Leia mais