Todos os 34 integrantes da equipe Troia, assim como seus 11 robôs, participaram da competição Winter Challenge, em São Caetano do Sul (SP), entre os dias 6 e 9 de julho. Maior evento de luta de robôs da América Latina, o Winter Challenge quebrou recorde de inscritos, sendo 1047 competidores e 411 máquinas.
A Troia conquistou dois troféus de ouro, repetindo o feito de 2016: primeiro lugar no hockey, com os robôs do Tesla Team; e primeiro lugar com o Cavaco, da categoria beetleweight (até 1,36kg). A Troia ainda competiu em outras categorias com Aquiles (Lightweight, 27,2kg), Pegasus (Featherweight, 13,6kg), Pé de Pano (hobbyweight, até 5,44kg), Muriçoca (Antweight, 454g), Carroça (trekking), Trojaninho (seguidor de linha), Ferrari e Timão e Pumba (sumô Lego).
O Winter Challenge é realizado no Instituto Mauá de Tecnologia, tradicional faculdade da área de engenharia. Para a líder de Gestão da Troia, Isadora Ceotto, o aprendizado adquirido no evento é recompensador: “Pessoalmente, são os quatro dias do ano em que mais aprendo e troco experiências com outros estudantes e engenheiros. Cada segundo é algo novo e surpreendente”, diz. No evento, os robôs, projetados e construídos pelas equipes, batalham nas arenas, onde são postos à prova. “Depois de combates emocionantes, voltar para a UFLA com dois ouros é muito gratificante. Voltamos para casa com uma força de vontade enorme e com garra para no próximo ano fazermos mais bonito!”, anima-se.