A Universidade Federal de Lavras e a 6ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais assinaram acordo de mútua cooperação na manhã desta sexta-feira (4/8), em solenidade realizada no Salão dos Conselhos, no prédio da Reitoria. O documento reafirma a parceria entre as instituições para o desenvolvimento de programa de segurança para atender toda a comunidade que frequenta o câmpus universitário nos próximos cinco anos.
Entre os projetos que serão realizados conjuntamente entre as instituições, estão a manutenção do posto da PMMG em prédio localizado na avenida principal da UFLA, o patrulhamento no câmpus e o desenvolvimento de campanhas educativas de segurança, meio ambiente e trânsito. Em contrapartida, a UFLA promoverá cursos e atividades de cunho educativo que contribuam com a formação da equipe de policiais militares da 6ª RPM, além de propiciar a realização de projetos conjuntos de pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional.
O comandante da 6ª RPM, coronel Giovani de Souza Silva, explicou a importância do convênio para benefício não só da comunidade acadêmica, mas de toda a população lavrense. “É muito importante estarmos presentes para auxiliar o público que estuda, trabalha ou que visita o câmpus universitário. Ao mesmo tempo, estar dentro de uma universidade, que é a casa da educação, nos possibilita evoluir como profissionais e como instituição, favorecendo toda a sociedade”, ressaltou.
Em sua fala, o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, agradeceu a disponibilidade da PM ao longo dos 12 anos de parceria e a forma zelosa e gentil com a qual tem atuado dentro do câmpus. “Somos uma das poucas universidades em que a comunidade pode contar com um posto da Polícia Militar. Isso é muito importante para a segurança e a tranqüilidade da comunidade e de suas famílias, que têm confiado aos policiais que aqui atuam acontecimentos que vão além das questões de segurança. Essa confiança é resultado da eficiência e da cordialidade da equipe da 6ªRPM”, reforçou.
Scolforo também destacou que a parceria é hoje algo essencial na universidade. “A área do nosso câmpus é extensa, com 500 hectares e longos trajetos de avenidas. A UFLA tem atuado de diversas maneiras para promover a segurança e a integridade física das pessoas, e poder contar com o apoio da PM para isso é de suma importância”, explicou.
O evento contou com a apresentação da Banda de Música da 6ª RPM para a execução do Hino Nacional, e com a participação na mesa da vice-reitora da UFLA, professora Édila Vilela de Rezende Von Pinho, e do diretor de Contratos e Convênios da UFLA, Fábio Costa Lasmar. Também estiveram presentes na solenidade os tenentes coroneis da PMMG, Jean Beethoven de Freitas e Paulo Marcos, e o major Silas Florenzano; os investigadores da Polícia Civil Carlos Eduardo Mendes e Vicente Lopes Silva; o presidente da Acil, José Eustáquio Cardoso; além de servidores e assessores da universidade.