Risos, aplausos e interação entre alunos marcaram o encerramento da disciplina mentoria do curso de Medicina da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Estudantes de todos os períodos comandaram, com muito bom e uma dose de improviso, apresentações artísticas no Centro de Cultura, no Câmpus Histórico.
Os graduandos se dividiram em grupos e duplas e cada um ficou responsável por sua respectiva performance lúdica, como coral, teatro e música. Para enriquecer e alegrar os trabalhos, os alunos levaram instrumentos, cartazes e adereços. Após as apresentações, ele assistiram à orquestra da UFLA.
A professora Miriam Graciano, do Departamento de Ciências da Saúde (DSA), explicou que o programa de mentoria é uma estratégia pedagógica de integração e de suporte que visa o desenvolvimento pessoal e profissional dos graduandos . Incorporada a uma disciplina obrigatória, ela busca também promover o autoconhecimento dos estudantes, aprimorar o relacionamento interpessoal entre os estudantes e entre alunos e corpo docente, auxiliar no enfrentamento do estresse do curso e de frustrações, melhorar desempenho acadêmico, reduzir a evasão do curso, entre outros.
Dessa forma, a professora acredita que e a mentoria pode ser importante na formação humana dos alunos. “Por não se tratar de disciplina de cunho teórico com aulas expositivas e por utilizar um conjunto de técnicas e metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, a disciplina cumpre o seu papel de humanização do curso de medicina”, destacou.
Aluno do segundo período de medicina, Yank Santa Cecília Marques vê na mentoria uma possibilidade de sair da rotina de estudos e compartilhar experiências com os alunos, estreitando os laços de amizade. “É um momento de compartilhar as alegrias e as dificuldades para aproximar as pessoas e criar vínculo. Não é um aprendizado técnico-científico”.
O professor Luciano José Pereira, do DSA, disse que, graças à união entre os docentes e discentes do curso, foi possível realizar o evento. “Nesse curso de medicina eu não visualizo que tenha aluno de um lado e professor de outro. O sucesso do nosso curso depende de nós continuarmos de mãos dadas e tendo respeito um com outro, mas não por hierarquia. O nosso curso é diferente sim”, destacou.
Pereira destacou ainda a relevância da mentoria na grade curricular do curso. “A disciplina (mentoria) não é um fardo, não é perda de tempo. É o momento de conhecer o colega. Acho que a gente precisa continuar caminhando juntos e cada um com a sua contribuição”.
A professora avaliou positivamente o evento que marcou o encerramento da disciplina no semestre letivo por ter sensibilizado alguns alunos que apresentavam objeções à disciplina. “Encontro propiciou a integração entre os estudantes dos diversos períodos do curso, quebrou a resistência de alguns com relação ao programa de mentoria, além de promover o desenvolvimento cultural e pessoal dos estudantes, cumprindo também o seu papel de disciplina humanizadora do curso”, concluiu.
Texto: Rafael Passos – Jornalista/bolsista – Fapemig
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