Dicas de Português: A selfie ou o selfie?

A palavra selfie está relacionada ao ato de tirar fotos de si mesmo, ou seja, corresponde ao termo autorretrato. Normalmente uma selfie é tirada pela própria pessoa que aparece na foto, com um celular que possua câmera incorporada. Todavia, a selfie pode ser realizada com um grupo de amigos ou mesmo com celebridades. O termo selfie, cuja origem é inglesa, teve entrada no vocabulário de língua portuguesa em virtude do seu largo emprego nas redes sociais.

A força de uso do vocábulo selfie justifica a sua inclusão no dicionário como nome do gênero feminino. Verifica-se, no entanto, que ainda há alguma hesitação na fixação do gênero, podendo ocorrer também no masculino. O uso ditará o gênero que irá prevalecer, mas a palavra classifica-se, por enquanto, na categoria de nome feminino, porque se subentende, de uma forma generalizada, como uma especificação do termo “fotografia”.

 Não se engane nas festas de final de ano

Existem alguns termos da língua que, embora sejam bastante utilizados pela maioria das pessoas, provocam dúvidas no que se refere à grafia. Observe as palavras a seguir, todas relacionadas às festas de final de ano, e veja se você conhece a forma correta de escrevê-las:

Amigo-secreto ou amigo secreto?

A brincadeira na qual ocorre a famosa troca de presentes deve ser grafada com hífen. Para fazer referência a cada participante, o hífen não é necessário.

Exemplo:

amigo-secreto da empresa será sexta-feira e o chefe é o meu amigo secreto.

Ano novo ou ano-novo?

Com hífen designa a celebração e o conjunto de festejos que acompanham a passagem do ano, o réveillon. Sem hífen significa literalmente um novo ano, aquele que se inicia.

Exemplos:

– O dia de ano-novo vai ser fantástico!
– O espumante é estourado no ano-novo.
– Feliz Natal e feliz ano-novo!

– Ao discursar no início de janeiro, o prefeito apontou suas prioridades para o ano novo: educação, saúde e pavimentação de estradas.
– Tomara que este ano novo seja melhor que o anterior.
– A empresa espera fechar muitos negócios neste ano novo.

Adaptado de: www.portoeditora.pt

Paulo Roberto Ribeiro

DCOM –  UFLA