A reabertura do acervo de mineralogia e petrologia do Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) deu início nessa segunda-feira (18/9) à Primavera dos Museus. O evento, que chega à 11ª edição, conta com uma programação extensa que termina no sábado (23/9) e faz parte de uma iniciativa de âmbito nacional criada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em 2017, o tema das atividades da Primavera está relacionado à preservação de memórias.
Um dos atrativos do MHN da UFLA é a exposição “Rochas e Minerais”, coordenada pela equipe do Programa de Educação em Solo (PEDS), do Departamento de Ciência do Solo (DCS). O acervo conta com cerca de 300 mostras, sendo que parte dessas peças já estava no museu, de acordo com o assistente técnico do MHN, José Melo.
Melo disse ainda que DCS sugeriu ampliar a coleção, que vai fazer parte acervo permanente do museu. A exposição aborda conceitos da mineralogia que explicam os minerais, as rochas, a formação dos solos e onde eles estão inseridos.
Na quinta-feira (21/9), das 10h às 12h, o MHN vai sediar uma roda de conversa a respeito da concepção da exposição de mineralogia e petrologia para a divulgação científica cuja mediação será feita pelo PEDS-UFLA.
Clique aqui e confira a programação completa da Primavera dos Museus.
Texto Rafael Passos – Jornalista/bolsista-Fapemig
Fotos: Mayara Toyama – Estagiária/DCOM
Veja mais fotos da exposição