“ERA de mudanças” – esse foi o mote que conduziu o 14º Encontro Regional de Administradores (ERA), realizado na noite de segunda-feira (23/10) no Salão de Convenções da UFLA. O evento é realizado anualmente pela empresa UFLA Júnior, do curso de Administração da Universidade, reunindo estudantes e empresários de Lavras e região que buscam mais conhecimento para empreender seus negócios.
As duas palestras ministradas abordaram a importância do marketing digital e de relacionamento para as pequenas e médias empresas, sendo alternativas eficientes e de baixo custo. O administrador Felipe Coelho, ex-aluno da UFLA e ex-membro da UFLA Júnior, atua hoje diretamente na promoção de startups. Em sua palestra durante o evento, falou sobre estratégias que podem contribuir para que uma empresa se destaque no mercado. “É preciso enxergar o marketing como um investimento, capaz de trazer retornos mensuráveis. Um bom marketing digital funciona como a primeira vitrine da empresa e é capaz de fazer com que ela se transforme em uma autoridade local no seu segmento”, ressaltou.
O 14º ERA também contou com a participação do especialista Flávio Muniz, consultor e mentor de empresas e agentes do segmento público e privado sobre marketing digital e político. Em sua palestra, Muniz abordou o marketing de relacionamento como uma estratégia para fidelização de clientes. “É preciso estar sempre inovando. No mundo globalizado, as pessoas estão sempre conectadas e cada vez mais exigentes com o que consomem. Quem consegue fidelizar seus clientes por meio de um relacionamento contínuo tem grande diferencial e potencial de crescimento”, explicou.
Consultoria acessível
A UFLA Júnior Consultoria Administrativa, empresa júnior de Administração da UFLA, atua no mercado de Lavras e região desde o ano 2000, prestando serviços de consultoria em diversas áreas. Constitui-se exclusivamente por alunos de graduação em Administração da Universidade, o que proporciona um contato constante com as tradicionais teorias administrativas, mas também com as inovações da área, garantindo, assim, um ambiente dinâmico e empreendedor no desenvolvimento de novos talentos. Por se tratar de uma empresa sem fins lucrativos, os preços praticados são mais acessíveis – um dos diferenciais na contratação dos serviços.
De acordo com o orientador do projeto, professor Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme, a UFLA Júnior tem desenvolvido projetos de excelência, com o grande diferencial de desenvolver a pesquisa de mercado “Os empresários juniores que passam pelo projeto estão sempre atentos ao que há de mais moderno no mercado de consultoria. A UFLA Júnior já tem a maturidade de uma empresa ativa há quase 17 anos, mostrando caminhos inovadores aos empreendedores que buscam seus serviços”, reforçou.
Veja as fotos do 14º ERA: