Na terça-feira (7/11), teve início na Universidade Federal de Lavras (UFLA) o XVII Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas. O evento, organizado pelo Núcleo de Estudos em Fitopatologia (Nefit), tem como objetivo discutir sobre os novos sistemas de produção agrícola, como manejo de doenças em sistemas de plantio direto, biotecnologia e doenças de plantas, entre outros temas de relevância para a área.
O professor do Departamento de Fitopatologia (DFP), Flávio Medeiros, que é também coordenador do Nefit, abriu o evento ressaltando a importância do Brasil como referência em agricultura tropical e na implantação de novos sistemas de produção que são adotados em todo o mundo. Destacou, ainda, que os novos arranjos produtivos e seu impacto nas doenças de plantas foi a temática inspiradora para realização do evento.
De acordo com Flávio, há diversos egressos de graduação e pós-graduação da UFLA “atuando na ciência e na prática da produção de alimentos no Brasil e no mundo” e, dos 11 palestrantes convidados, seis deles foram estudantes da instituição.
O reitor da Universidade, professor José Roberto Soares Scolforo, destacou que os eventos realizados pelos Núcleos de Estudos têm sido fundamentais para a vida da Universidade. “A UFLA tem buscado promover eventos que desenvolvam, além da parte técnico-científica, uma visão social, a partir dos conhecimentos gerados na academia e do compartilhamento de informações que auxiliem no desenvolvimento de um país mais justo e equilibrado”, ressaltou.
Também compôs a mesa de abertura o chefe do DFP, professor Eduardo Alves, e a coordenadora geral do Nefit, a pós-graduanda Luma Pedroso.
Sobre o Nefit
O Nefit é um Núcleo de Estudos da área de Fitopatologia, fundado no ano de 2000, por docentes e discentes do curso de pós-graduação em Fitopatologia da UFLA. Desde sua criação, o Núcleo organiza o Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas, com o intuito de trazer temas relevantes das diferentes áreas da fitopatologia.
De acordo com a coordenadora Luma Pedroso, este foi o primeiro ano em que os membros do Núcleo passaram por seleção, abrindo espaço também para estudantes de graduação. Além disso, o projeto passou a trabalhar paralelamente com a Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (FUNDECC).
Mais informações sobre o Núcleo podem ser encontradas no site do Nefit ou na página do facebook.
Mayara Toyama – Estagiária/DCOM