A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi representada na final da competição GAS Challenge, em 11/11, na cidade de São Paulo. Com autoria de três estudantes do curso de Administração Pública, o “Projeto Zelar” ficou entre os cinco finalistas na competição.
O projeto consiste na criação de um aplicativo para a formação de um banco de dados com pessoas em situação de rua. Além disso, outra ferramenta disponível é o cadastramento de pessoas desaparecidas, assim facilitando a busca dos indivíduos por meio do cruzamento de dados do aplicativo.
De autoria dos graduandos Carolina Santana Mengez, Enio Fonseca Sampaio Jr e Stephan Araújo Costa, o projeto teve iniciativa na IV Feira de Marketing Social e Mídias Alternativas (IV FEMAS) pertencente à disciplina de Marketing Público, ministrada pelo professor do Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA), Dênis Renato de Oliveira.
Promovido pelo Insper, o GAS Challenge trata-se de uma competição nacional de empreendedorismo social entre universitários. O desafio consiste em três etapas, sendo a primeira o cadastramento da equipe, com uma apresentação da ideia central. A segunda é baseada na construção de um conteúdo audiovisual com uma explicação sobre o funcionamento dos projetos. Já a terceira e final consiste na apresentação do projeto + modelo de negócio para uma banca avaliadora.
Apesar de não terem saído com a vitória, a Equipe Zelar considera uma experiência incrível e pretendem aplicar todo conhecimento adquirido para concretizar o projeto e aplicar em forma de melhoria para a sociedade. “Estamos bastante satisfeitos com nosso desempenho na competição, aprendemos muito e com certeza vamos tocar o projeto com mais vontade e qualidade”, relataram os integrantes.
Luciana Tereza – estagiária Dcom/UFLA