Em referência ao Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado em 1º /12, a UFLA tem realizado, no mês de dezembro, uma série de ações com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da prevenção ao HIV e ampliar a troca de conhecimento sobre a abordagem do indivíduo portador do vírus.
Nesta quarta-feira (6/12), tem início a I Semana de Saúde Integral do Portador de HIV, com um debate realizado às 18h no auditório do Departamento de Ciências dos Alimentos (DCA), promovendo a reflexão sobre os desafios de saúde e sociais ainda vividos por portadores do vírus da Aids.
Na quinta-feira (7/12), será realizada uma roda de conversa no Centro de Convivência sobre o tema, com uma equipe multiprofissional do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Assistência Especializada (SAE) da Prefeitura Municipal de Lavras.
Na sexta-feira (8/12), os profissionais de saúde do Município estarão, durante todo o dia, orientando o público e realizando testes rápidos gratuitos para detecção do HIV.
No sábado, (9/12), ocorre o I Simpósio de Saúde Integral do Portador de HIV, abordando as necessidades psicossociais e físicas do indivíduo portador do vírus, numa perspectiva de atendimento humanizado e integral pelos profissionais de saúde.
A I Semana de Saúde Integral do Portador de HIV faz parte de uma iniciativa conjunta da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec – Coordenadoria de Saúde) e do Departamento de Ciências da Saúde (DSA), por meio do projeto “Minuto da Saúde”, que tem desenvolvido ações periódicas junto à comunidade acadêmica e à população de Lavras e região. A ação tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e da Diretoria de Comunicação da UFLA.