A UFLA contribui com a comunidade lavrense e regional de diversas formas. Uma delas é o oferecimento de serviços do Horto Medicinal: esse espaço, vinculado ao Departamento de Agricultura (DAG), desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares, o que inclui a doação de plantas e mudas aos visitantes.
A esse respeito, um levantamento feito sobre o ano de 2017 mostrou que o Horto recebeu 932 visitas, de pessoas do meio universitário e da comunidade de Lavras e região, que procuraram o Horto para solicitar mudas de espécies medicinais ou requisitar doação de plantas para fins terapêuticos. No ano passado, foram doadas 1828 mudas.
Das 134 espécies requisitadas ao Horto em 2017, as mais procuradas foram: guaco (8,32%), capim-limão (5,96%), malvarisco (4,92%), alfavaca (4,49%), melissa (4,16%), alecrim (4,10%), pariri (3,99%), poejo (3,17%), manjericão (2,52%) e perpétua-roxa (2,41%).
Além das doações de plantas e mudas aos visitantes, o Horto também contribui com os demais departamentos e setores da UFLA, doando plantas para experimentos ou para que se façam chás. O Horto também oferece suporte às atividades de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares, e outros; e treinamentos e cursos voltados a produtores, comunidades e técnicos.
Contando com mais de 400 espécies de plantas, o Horto Medicinal da UFLA existe há cerca de 25 anos. Localiza-se próximo ao Salão de Convenções e integra o Setor de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares do DAG, juntamente com os Laboratórios de Cultura de Tecidos de Plantas Medicinais e de Fitoquímica e Controle de Qualidade; Fazenda Gota da Esperança; e Farmácia Gota da Esperança.
Serviço – Horto Medicinal da UFLA
- Horário de funcionamento: 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.
- Contato: (35) 3829-1553