Um atendimento multidisciplinar que une Fisioterapia e Educação Física tem ajudado a comunidade da Universidade Federal de Lavras (UFLA), e da cidade, a cuidar da saúde. Só em 2017, foram 600 casos atendidos pelo projeto “Prevenção e Reabilitação Esportiva”, desenvolvido no Departamento de Educação Física (DEF/UFLA).
O centro de reabilitação foi criado em 2013, com objetivo de aliar o aprendizado promovido nas salas de aula do curso de Educação Física e as técnicas de fisioterapia colocadas em prática pelo professor e fisioterapeuta Marco Antônio Gomes Barbosa, em uma experiência multidisciplinar. É uma forma de colocar o conhecimento à disposição da população, em uma ação de extensão universitária que tem representado ganho para dezenas de pacientes.
O aposentando Antônio Ronaldo de Oliveira, de 63 anos, tem uma doença rara que degenera todos os nervos periféricos. Com sintomas desde a infância, ele leva no corpo as marcas da doença genética – Charcomarytus. Segundo o aposentado, a doença tem sido amenizada graças ao tratamento que ele vem realizando na clínica multidisciplinar da UFLA.
Assista à matéria publicada pela TVU Lavras e saiba mais sobre o projeto:
Texto: Grazielle Moreira, jornalista (Projeto DCOM/TVU/Fapemig)