Rádio Universitária completa 20 anos

A Radio Universitária FM, órgão do Sistema Ufla de Comunicação – SUC, teve sua concessão outorgada pelo Ministério da Comunicação em 18 de maio de 1987. A permissão foi concedida a Fundação de Apoio, Pesquisa e Extensão – Faepe. Seu funcionamento inicial se deu na data de sua inauguração em 5 de setembro de 1987, na gestão do então diretor da Escola Superior de Agricultura de Lavras – Esal, professor Juventino Júlio de Souza. Seu primeiro diretor foi o servidor do Núcleo de Apoio Didático-Pedagógico –NADP, Sérgio Wagner de Oliveira, que dirigiu os trabalhos da emissora até o final do ano de 1991.

Em 1992, na gestão do professor Silas Costa Pereira, seu diretor passou a ser o atual chefe do Departamento de Química, professor Ruy Carvalho. No ano de 1994, nessa mesma gestão a Rádio Universitária passou por sua primeira aparelhagem com a compra de novos equipamentos para seu estúdio e sistema de transmissão, aumentando de 1000 para 3000 wats de potência.

Na gestão do reitor Fabiano Ribeiro do Vale, o diretor da emissora foi o servidor Luciano de Paula, atualmente repórter e apresentador da TV Universitária.

No ano de 2001 a Rádio teve seus estúdios projetados com revestimento acústico e sua programação informatizada.

Atualmente a Rádio Universitária é dirigida pelo servidor Sandro Araújo e conta com um quadro de seis funcionários: Edwar Cortez – locutor, Eugênio de Souza – redator e locutor, Juliano Carvalho – locutor, Júnior Murad – locutor e programador e Joarez Omar Silveira – assistente de administração.

A programação da emissora é eclética, abordando, principalmente a música brasileira de forma abrangente a todos estilos musicais. A música internacional de qualidade também faz parte da programação. A seleção musical torna a Universitária FM uma rádio diferenciada, com ouvintes de todas as classes sociais. A parte jornalística, também, é lembrada com noticiário de 8 da manhã as 5 da tarde, de segunda à sexta-feira.

A emissora leva a população de 50 municípios do Sul, Oeste e Campo das Vertentes, entretenimento e informação – com destaque para eventos culturais e artísticos, de forma simples e objetiva.

Com o apoio da gestão do reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes e da diretoria da Faepe estão sendo realizados novos investimentos para o reaparelhamento dos estúdios com a compra de computadores, mesa de áudio, mobiliário e do sistema de transmissão com reforma do abrigo e adequação de normas técnicas, compra de um transmissor reserva para a emissora, totalizando investimentos de 150 mil reais. Com isso a rádio universitária cumpre seu papel divulgando a Universidade Federal de Lavras, com seus vários departamentos, a Faepe e a Fundecc – fundações que apóiam a Ufla.

Para o diretor Sandro Araújo “com 20 anos a Rádio Universitária está cada vez mais inserida no contexto de pluralidade levando as comunidades onde chegam música e informação de qualidade”.