A Capes vai apoiar programas de intercâmbio de pós-graduação na África

A informação foi dada pelo diretor de Programas da Capes durante a abertura do Curso de Gestão da Internacionalização Universitária da Andifes

Na manhã de hoje (04/10), a Andifes realizou a aula inaugural do Curso de Gestão da Internacionalização Universitária promovido pela Comissão de Relações Internacionais da Associação (CRIA). Estiveram presentes os presidentes da Andifes, reitor Arquimedes Diógenes Ciloni (UFU), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, e da CRIA, reitor José Carlos Hennemann (Ufrgs), e o diretor de Programas da Capes e ex-presidente da Andifes, Emídio C. de Oliveira Filho.

O presidente da Andifes, Arquimedes Ciloni, ressaltou a importância da iniciativa da Associação na formação das Assessorias de Relações Internacionais das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). ´Este curso busca solucionar uma demanda das instituições, permitindo que elas se abram para a cooperação mundial, aumentando o número de intercâmbios de estudantes e professores´, afirmou.

Segundo presidente da Capes, Jorge Guimarães, o curso representa uma iniciativa importante para a ampliação da cooperação internacional. ´Estamos no início da trajetória da ciência e tecnologia brasileira. Cada vez mais o País tem despertado interesse internacional no intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores´, ressaltou.

Para o diretor de Programas da Capes, Emídio de Oliveira, o Brasil não desperta apenas o interesse internacional para o intercâmbio, passou a ser, também, formador de recursos humanos para outros países. ´A África se abre como um campo novo, solicitando o intercâmbio de brasileiros para desenvolverem projetos e pesquisas em áreas prioritárias para o seu crescimento, e a Capes tem o maior interesse em apoiar os programas de pós-graduação nessa região´, afirmou.

Emídio de Oliveira solicitou, também, que a Andifes realize um estudo para analisar a melhor alternativa para a reestruturação do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) da Capes, que permite que estudantes brasileiros possam realizar intercâmbio em instituições da África, Ásia, Oceania, Oriente Médio, América Latina e Caribe, com as quais o Brasil possua acordo de cooperação. ´O programa é muito abrangente. Ele seria mais eficaz se fosse orientado para grupos de pesquisa nessas regiões´, ressaltou.

De acordo com o presidente da CRIA e membro da Diretoria Executiva da Andifes, reitor José Carlos Hennemann, as relações internacionais das IFES acontecem, muitas vezes, sem que as instituição tenham conhecimento dessas ocorrências. Essa constatação motivou um estudo da Comissão para conhecer como funcionam os escritórios de relações internacionais das IFES. ´A conclusão de que temos uma grande diversidade de atuações nessa área tornou necessária a realização deste curso´, ressaltou.

Para o professor José Carlos Hennemann, o Brasil está vivendo uma avalanche de relações internacionais nas IFES, com a inserção, também, da graduação como interesse de intercâmbio internacional. Dessa forma, as instituições precisam estar preparadas, com profissionais qualificados e estruturas permanentes para suprir essa demanda.

A intenção é de que, ao final do curso, tenhamos um nivelamento de conhecimento de relações internacionais em todas as IFES e estabeleçamos possibilidades para que as instituições montem suas estruturas de acordo com as suas necessidades.

O Curso

Curso de Gestão da Internacionalização Universitária busca gerar o conhecimento necessário para técnicos e professores que exercem a função de secretários de Relações Internacionais nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), proporcionando a criação de Assessorias de Relações Internacionais e a qualificação das já existentes nas instituições.

O curso será ministrado em cinco encontros mensais, de outubro 2007 a abril de 2008 com uma duração total de 120 horas. Durante o período, serão analisados aspectos conceituais e práticos sobre a cooperação universitária internacional, na perspectiva do projeto acadêmico das universidades públicas federais. O último encontro inclui visitas a instituições relevantes para a gestão da internacionalização e formulação de cartilha sobre gestão de uma Secretaria de Relações Internacionais.

A pedidos, a CRIA estará abrirá inscrições para os secretários de Relações Internacionais das IFES que desejem fazer o curso a partir do segundo módulo. A intenção é criar condições para que aqueles que não puderam comparecer as aulas deste primeiro módulo realizem o Curso de Gestão da Internacionalização Universitária.

(Lilian Saldanha – Assessora de Comunicação da Andifes)