Ufla sedia etapa do campeonato Sul Mineiro de Hipismo

Cavalos e cavaleiros de altíssimo nível trazem a Lavras a beleza e o glamour de uma das mais belas provas do hipismo

Aneliese Castro

A Universidade Federal de Lavras será, pela primeira vez, sede do Campeonato sul mineiro de Hipismo. O campeonato é promovido anualmente, desde a década de 90, pela Liga Sul Mineira de Hipismo. São oito as etapas, sendo que a amostra em questão é a Prova de Saltos, sétima fase realizada neste ano.

O evento que, em Lavras, conta com a coordenação do professor do Departamento de Veterinária Francisco Duque de Mesquita Neto, será todo decorado pelo Núcleo de Estudos de Paisagismo e floricultura (Nepaflor) da Ufla. São esperadas mais de 500 pessoas no local, além dos 50 conjuntos (cavalo e cavaleiro) que irão participar da prova.

De acordo com Álvaro Branquinho, presidente da Liga: “Várias cidades do Sul de Minas como Varginha, Três Corações, Lambari e Pouso Alegre, já fazem parte do circuito. É importante para nós contarmos com o apoio da Universidade para trazer este esporte à Lavras. Temos o interesse de difundir a categoria”, comenta.

Segundo o vice-presidente da Liga, Luiz Fernando Tavares, o índice de crianças que praticam hipismo hoje é muito grande. “Promovemos a modalidade clássica, que é diferente da rural. Mais de 90% de nossos competidores começam enquanto criança. O conjunto homem/cavalo trabalha questões de valor, como respeito, educação, segurança e controle emocional” completa Tavares.

A prova acontecerá no Centro de Integração Universitária (Ciuni), no dia 20 de outubro. Os portões serão abertos às 9h, com início previsto para 10h. A entrada é gratuita

As inscrições para os conjuntos já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.lsmh.com.br . Cavaleiros não profissionais também poderão se inscrever, desde que sigam as instruções contidas no site.