Ufla comemora Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) realiza no período de 23 a 29 de outubro a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Com o tema “leitura, arte e cultura como instrumento de inserção social de crianças e jovens”, a semana foi aberta no anfiteatro da Biblioteca Central, com a participação de professores, técnicos administrativos, estudantes de graduação e de pós-graduação, diretores de escolas públicas de Lavras, proprietários de livrarias locais e bibliotecários entre outros.

Como parte da programação do centenário da Ufla, o evento objetiva incentivar o gosto pela leitura, pelas manifestações artísticas e culturais como instrumento de inserção social e preservação do patrimônio cultural, especialmente alunos de escolas públicas da comunidade, onde as condições sociais de grande parte dos alunos dificultam essas vivências.

De acordo com o diretor da Biblioteca Central, técnico-administrativo Antônio Máximo de Carvalho, “Quando se possibilita somar ao acesso à leitura, o acesso à diversas formas de manifestações artísticas e culturais, contribui-se para a construção de saberes, liberdade de escolhas, discernimento e dignidade humana, fundamentais na transformação social e exercício da cidadania”, afirma.

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto Nº 84.631 de 09 de abril de 1980, sendo o dia 29 de outubro consagrado ao Dia Nacional do Livro, pela Lei 5.191de 18 de dezembro de 1980. Segundo o decreto, nessa semana atividades folclóricas e culturais devem ser levadas a efeito em todo o país.

O evento foi organizado pela Biblioteca Central da Ufla e tem como apoiadores a Escola de Música Edgar Willems, a Livraria e Papelaria Crepaldi, a Livraria Nobel, a Livraria Sabor & Arte, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o Departamento Municipal de Cultura, a Escola de Informática Help Computer, as Pró-Reitorias de Extensão (Proex) e Assuntos Estudantis e Comunitários e Culturais (Praecc) e a Editora Ufla.