É correto usar os números 1º, 2º, 3º ou 1ª, 2ª, 3ª… para feiras, exposições, congressos, etc.? Ex: 1ª Feira Cultural. Muitos usam em algarismo romano.
Existem as duas possibilidades. Só que nos algarismos romanos não se usa a letrinha elevada indicadora de ordinal:
1ª Feira Cultural do Nordeste
XI Congresso de Estatística
Como ficaria a flexão do artigo com o uso dos numerais ordinais? Abertura do XX (vigésimo) Jogos Escolares ou dos XX (vigésimos) Jogos Escolares?
Deve-se fazer a concordância dos numerais ordinais com o substantivo, seja o numeral escrito com algarismos arábicos (com ª ou º elevados) ou romanos (sem essa indicação); o artigo também acompanha o substantivo – portanto, vai para o plural a partir do número dois:
Convidamos para os 10os Jogos Abertos de Santa Catarina
Abertura dos 20os Jogos Escolares
Encerramento dos XX Jogos Estudantis
O fato de o número romano não trazer graficamente o s de plural não quer dizer que ele seja dito ou falado como se fosse singular. A leitura é a mesma do arábico: os X Jogos = os décimos Jogos; as V Olimpíadas = as quintas Olimpíadas.
— Gostaria de saber sobre o uso correto da grafia dos meses do ano. Devemos utilizá-los com as iniciais maiúsculas ou não? E suas abreviações?
Em português brasileiro se convencionou, diferentemente do inglês e mesmo do português de Portugal, que a inicial é minúscula: “Estamos em janeiro. Mais inflação nos meses de fevereiro e março. Curitiba, 3 de maio de 2004. Sempre dessa forma.
As abreviaturas dos meses são feitas com três letras (maio, por ter apenas 4 letras, não precisa ser abreviado) e pode-se usar o ponto abreviativo ou não:
janeiro – jan. ou jan
fevereiro – fev. ou fev
maio – mai. ou mai (ou maio mesmo)
junho – jun. ou jun
julho – jul. ou jul
dezembro – dez. ou dez
Fonte: linguabrasil.com.br
Paulo Roberto Ribeiro – Ascom