Departamento de Engenharia inicia acordos de cooperação internacional com universidade alemã

Visitaram a Universidade Federal de Lavras (Ufla), no dia 7/11, os professores Hans Meiners, Heins Kuckertz e Joachim Papke, do Instituto Fahrzeugbau de Wolfsburg, cidade da montadora Volkswagen, na Alemanha.

Participaram das reuniões de trabalho, vários professores do Departamento de Engenharia (DEG) coordenados por Wellington Carvalho e Fátima Resende, além do engenheiro mecânico Osório Pereira, presidente da Faepe, Luiz Antônio Lima e do reitor em exercício, Ricardo Pereira Reis.

O objetivo das reuniões foi identificar possíveis áreas de interação entre a Ufla e o Instituto Alemão, com destaque para área de mecanização e engenharia ambiental. O Instituto tem cerca de 8 mil alunos de graduação e pós graduação, sendo mais de 2 mil em Wolfsburg.

Segundo o reitor Ricardo Pereira Reis “esta é mais uma oportunidade de inserção internacional da Ufla que deverá render bons frutos”. O professor Luiz Lima apresentou os trabalhos da Faepe e traçou as linhas básicas do acordo a ser firmado, cujos trabalhos iniciais envolvem o intercâmbio de estudantes e professores, já em 2008, com vários objetivos. Entre eles o desenvolvimento do Laboratório de Poluição Atmosférica da Ufla, essencial para o curso de Engenharia Ambiental, projetos de pesquisas em avaliação de máquinas agrícolas e a realização do Workshop Internacional de Logística e Certificação de Biocombustiveis a ser realizado em 24 a 25 de março de 2008.

Outras informações sobre o Instituto podem ser consultadas em – www.fh-wolfenbuettel.de/cms/en