Vice-reitor Ricardo Reis realiza visita técnica à Wageningen-Holanda

O vice-reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla) realizou visita técnica à Universidade de Wageningen, Holanda, no período de 23 de setembro a 2 de outubro de 2007.

A visita teve o objetivo de apresentar as propostas de pesquisa de interesse do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) do Departamento de Administração e Economia da Ufla aos professores e pesquisadores do Departamento de Ciências Sociais e Negócios da Universidade de Wageningen.

O professor Ricardo Reis foi recebido pelo S. W. F. Omta (chefe do departamento) e Justus Wesseler, com apresentação dos projetos de interesse do PPGAD-Ufla. O professor Wesseler será o conselheiro da doutoranda Sabrina Soares da Silva, no programa sanduíche, aluna de doutorado em administração, orientada do professor Ricardo Reis, e que será a primeira pesquisadora a participar do programa pelo PPGAD-Ufla. A Holanda está bastante avançada na linha de pesquisa em Economia de Recursos Naturais, que fundamenta o projeto da doutoranda Sabrina Silva intitulado ‘Valor econômico da água: um modelo de desenvolvimento dos recursos hídricos’.

No convênio também está o Pensa/USP (Programa de Estudos e Negócios do Sistema Agroindustrial da USP) em parceria com o PPGAD/DAE/Ufla.

O programa Capes-Wageningen, fundamentado no acordo assinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, Brasil e a Universidade de Wageningen, Holanda, se caracteriza pelo apoio à formação de recursos humanos de alto nível, com foco nas áreas de Ciências Agrárias, Botânica, Zoologia, Ciências Ambientais, Biotecnologia e Ciências Econômicas e Sociais. O objetivo é o de apoiar projetos conjuntos de pesquisa, de até quatro anos, para a promoção do intercâmbio de docentes, pesquisadores e doutorandos.

O programa prevê bolsas para programa sanduíche e estágio pós-doutoral, a princípio para dois anos, com a possibilidade de prorrogação por mais dois anos, prevendo uma missão a cada ano entre os conveniados.

No PPGAD/Ufla, este convênio é coordenado pela professora Cristina L. L. Calegário do Departamento de Administração e Economia.