Professor Eduardo Ribeiro é nomeado Conselheiro Estadual

O professor Áureo Eduardo Magalhães Ribeiro, do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (Ufla), foi nomeado pelo governador Aécio Neves como representante da Agricultura Familiar no Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia – CONECIT – a mais alta câmara de pesquisa no estado.

O documento foi assinado em Belo Horizonte, no dia 13 de novembro, pelo Secretário-Adjunto de Estado da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Edvaldo Ferreira Vilela.
Segundo o professor Eduardo Ribeiro, ele foi indicado pela representação sindical dos trabalhadores rurais e agricultores familiares de Minas Gerais, liderada pela Fetaemg, que congrega todos os sindicatos de trabalhadores de Minas Gerais.

Há anos o professor atua, junto com outros professores e estudantes da Ufla organizados no Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar, de atividades de pesquisa e extensão nas áreas rurais de Minas Gerais, principalmente no vale do Jequitinhonha e no Norte de Minas. Essas atividades sempre são executadas em parceria com sindicatos, associações e ONGs ligadas à agricultura familiar.

Para o professor, ‘Essa indicação é uma prova de confiança da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) no nosso trabalho. Acredito que há um grande campo de possibilidades de atuação conjunta entre a universidade e as organizações de ação local. A experiência nos últimos dez anos tem mostrado que para nós, da universidade, o proveito é imenso. A combinação de pesquisa com extensão universitária ajusta a pesquisa às demandas dos beneficiários e facilita muito promover a extensão. Felizmente, nos últimos anos, as agências de fomento à pesquisa têm dedicado um grande esforço para valorizar esta união entre investigação e propagação de resultados. Aqui na Ufla, também, essa é uma preocupação constante, e o apoio interno que o nosso Núcleo de pesquisa recebe tem sido fundamental para a consolidação de nossas linhas de trabalho’.