Pós-graduando do Departamento de Ciência do Solo da Ufla é selecionado para participar de evento sobre mudanças climáticas e aquecimento global na Alemanha

No período de 24 de setembro a 05 de outubro de 2007 foi realizado na Georg August University of Göttingen, na Alemanha, um curso de verão, cujo tema foi: “Strategies to react to global change impacts on land use in Latin América”.
Para participação neste evento foram selecionados 20 candidatos da América Latina para apresentarem e discutirem propostas de mitigação relacionadas às mudanças climáticas e aquecimento global. Entre os candidatos selecionados, o Doutorando em Ciência do Solo, Junior Cesar Avanzi, foi selecionado para participar do evento, financiado pela DAAD (German Agency of Academic Exchange) e IAI (Inter American Institute for Global Change Research).

Junior Cesar Avanzi é Engenheiro Agrícola pela Ufla e vem desenvolvendo, desde a iniciação científica (Bolsista do CNPq e Fapemig), estudos de modelagem das perdas de solo, água, nutrientes e carbono orgânico oriundos da erosão hídrica, em sistemas florestais, sob a orientação do professor Marx Leandro Naves Silva, no Setor de Física e Conservação do Solo e da Água no Departamento de Ciência do Solo (DCS).

A palestra apresentada por Junior César Avanzi teve como tema “Relation of Brazilian soils management and global warming”, foi parte do estudo desenvolvido na disciplina de Avanços em Ciência do Solo e Nutrição de Plantas, do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo do DCS/Ufla.

Além do tema principal também foram discutidas questões sobre conhecimentos básicos da ecologia tropical e suas relações com as Mudanças Climáticas Globais, conservação da biodiversidade e recursos naturais, gestão sustentável da silvicultura e agricultura, bioenergia, mercado de carbono, indicadores para tomada de decisão e ferramentas de utilização do uso da terra.

Para o professor Marx Naves, orientador do doutorando Junior César, “a participação de estudantes da Ufla em eventos desta natureza confirma a qualidade dos nossos cursos de Pós Graduação e a inserção na discussão de temas globais e atuais. Paralelo ao evento ocorreram visitas em centros de pesquisa, laboratórios e experimentos sobre mudanças climáticas e aquecimento global”, finaliza.