Presidente do Inep diz que não há como comparar provas do Enem de um ano para outro

Agência Brasil, 23/11/07

Kelly Oliveira

Brasília – O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Reynaldo Fernandes, afirmou hoje (23) que não há como comparar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de um ano para o outro.

De acordo com dados do Inep, a média de desempenho na prova objetiva, neste ano, foi de 51,52 e na de redação, 55,99, numa escala que vai de zero a 100. Em 2006, as médias foram respectivamente 36,90 e 52,08 pontos.

“O resultado pode ter melhorado porque os alunos foram melhores ou pode ser que a prova tenha sido mais fácil. Não temos esse controle”, disse à Agência Brasil.

Ele acrescentou que não é objetivo do Enem a comparação ano a ano e que para isso existem o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a Prova Brasil.

“A avaliação do Enem não se propõe a comparar no tempo. O objetivo é basicamente os alunos. Eles sabem como estão em relação aos colegas da escola, do estado, do país, e usam [esse resultado] para ingresso na universidade. E para ingressar na universidade basta comparar com os alunos deste ano”, explicou.

De acordo com Fernandes, em janeiro ou fevereiro do próximo ano, o Inep vai divulgar as médias do Enem por escola.

A relação de instituições de ensino superior que se manifestaram oficialmente pela aceitação do Enem como critério de ingresso está disponível na página do Inep. Segundo a assessoria de imprensa do Inep, mais de 500 instituições declararam ter aderido ao Enem.

O presidente do Inep disse ainda que no próximo ano será alterado o sistema de acesso às notas na internet para evitar o acesso indevido aos resultados. Neste ano, segundo o Inep, o sistema de consulta foi burlado, possibilitando acesso irregular a uma base de teste, com dados incompletos. Essas informações teriam sido publicadas em sites de relacionamento. “As notas que estavam naquele banco não são as divulgadas [hoje]”.

“Usamos o mesmo endereço [na internet] do ano passado. Agora a gente vai mudar esse sistema para no ano que vem não ter essa chance”, afirmou.

O Enem foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio em todo o país. A prova não é obrigatória e é aplicada, uma vez por ano, aos alunos que concluem essa fase da vida escolar.

A prova do Enem é um dos critérios que permitem a estudantes de baixa renda se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. A nota mínima necessária para conseguir uma bolsa no ProUni este ano é 45 pontos.

O resultado do Enem está disponível na internet. Os estudantes também vão receber um boletim pelo Correio com o resultado da prova.