A Universidade Federal de Lavras (UFLA) seriará nos dias 22 e 23 de junho o Congresso Interdisciplinar sobre Direito Animal, organizado pelo Departamento de Direito (DIR). A capacidade que os animais possuem de sofrer ou sentir prazer; a responsabilidade ética do homem, enquanto explorador da vida animal; os mínimos direitos garantidos a estes seres, são alguns dos temas a serem abordados no Congresso.
“Nota-se que o animal é pouco protegido pelo ordenamento jurídico brasileiro, sendo classificado como bem semovente, ‘propriedade sujeita a livre uso, gozo e disposição’ (Código Civil, 2002), o que incute, ainda mais, a ideia de que podem ser tratados como meros objetos, dando ao homem o direito de explorá-lo, sem considerar a capacidade que têm de sentir e o interesse em não serem submetidos a situações de sofrimento”, relata a organização do evento.
O evento pretende fornecer informações e reflexões que sirvam de base para o debate e a construção de opiniões quanto ao posicionamento do direito brasileiro na proteção dos animais.
Clique aqui para realizar inscrição
A chamada para apresentação de trabalhos está aberta para todos os interessados. A inscrição dos trabalhos será realizada exclusivamente via e-mail, para o endereço comissao.congresso1@gmail.com, até às 23h59 do dia 30 de maio de 2016. Para mais informações clique aqui.
Programação:
23 de junho
Mesa 1: Animais, sujeitos de direito?
Mesa 2: A tutela jurídica dos animais no direito brasileiro
24 de junho
Apresentação de trabalhos científicos (artigos completos e resumos)
Mesa 3: Bem-estar
Mesa 4: Experimentação animal e métodos alternativos
Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA, sugestão de pauta de Giulya Carvalho de Almeida – bolsista Proat/Ascom