InovaCafé recebe reunião da Aliança Internacional das Mulheres

Aliança Internacional das Mulheres do Café apresenta proposta de construção colaborativa de um livro sobre a participação feminina no sistema agroindustrial do café no Brasil
Aliança Internacional das Mulheres do Café apresenta proposta de construção colaborativa de um livro sobre a participação feminina no sistema agroindustrial do café no Brasil

Na última quarta-feira (4), a Agência de Inovação do Café (InovaCafé) recebeu o primeiro encontro de pesquisadoras da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA), Região Sul de Minas, que contou com a participação de profissionais da InovaCafé, do Departamento de Administração e Economia da UFLA, além de representantes da Epamig, Embrapa, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Instituto Federal do Sudeste de Minas.

A reunião teve como objetivo apresentar às pesquisadoras do Sul de Minas a proposta de construção colaborativa de um livro sobre a participação feminina no sistema agroindustrial do café no Brasil. A proposta de confecção do livro, sob coordenação da Embrapa Café, responde a uma demanda crescente por informações sobre as mulheres inseridas no universo do café.

“A percepção no exterior sobre nossa cafeicultura é muitas vezes equivocada. Inclusive, documentos afirmam que no Brasil as mulheres fazem pouco na roça e na colheita em função do alto grau de mecanização e oferta de empregos em outros setores.”, relata Josiane Cotrim, brasileira que compõe a Diretoria de Relacionamento com os Capítulos Nacionais da IWCA ao redor do mundo. “Quem conhece nossa cafeicultura sabe que não é bem assim. E nós da IWCA Brasil estamos empenhadas em mostrar nossa realidade, a nossa diversidade. Nossa cafeicultura também é familiar, é de pequenos, é manual e é de montanha”, completa.

A professora do Instituto Federal do Sudeste de Minas e membro da IWCA Brasil, Danielle Baliza, aproveitou a oportunidade para estender o convite as profissionais de entidades de ensino e pesquisa a participarem da criação do livro, uma vez que ele pretende dar maior visibilidade do papel da mulher em todo o sistema agroindustrial do café. O formato e conteúdo do livro estão sendo definidos coletivamente.

Na InovaCafé, a mobilização de professoras, pesquisadoras e estudantes já colhe frutos. “A presença e contribuição feminina na universidade é forte, e aqui na InovaCafé não é diferente. Muitas de nossas colegas já demonstraram interesse em participar mais ativamente de ações em favor das mulheres do café. Nosso desafio é continuar conectadas e nos apoiando mutuamente”, observa Helga Andrade, gestora de Inovação em Café e conselheira da IWCA Brasil.

Outras reuniões semelhantes serão realizadas nas demais regiões produtoras de café. Entidades e mulheres de todo o país podem solicitar mais informações sobre o projeto e contribuir com sugestões através do e-mail: pesquisa@iwcabrasil.com.br.

Texto e Fotos: Vanessa Trevisan (Ascom InovaCafé)