Relatório de Autoavaliação Institucional 2015 será apresentado à comunidade na quarta-feira (8/6)

CPA-612x144-612x144

Com o objetivo de conhecer as opiniões e o relacionamento da comunidade acadêmica com a Universidade, a Comissão Própria de Avaliação da UFLA (CPA/UFLA) realizou uma ampla pesquisa no período de 5 a 31 de janeiro de 2016, com todos os segmentos da comunidade acadêmica – professores, técnicos e estudantes. A avaliação também foi dirigida à comunidade externa, de Lavras e região, no período de 1º a 16 de fevereiro 2016.

O resultado deste questionário e a avaliação realizada em diferentes setores embasaram o Relatório de Avaliação Institucional referente ao ano de 2015. O documento será apresentado à comunidade nesta quarta-feira (8/6), às 14 horas, no Salão dos Conselhos, Prédio da Reitoria.

O evento é aberto a toda a comunidade.  A CPA ressalta que o encontro será uma oportunidade para apresentar as principais ações implantadas para a evolução e o desenvolvimento da instituição, assim como as iniciativas que ainda precisam ser realizadas ou observadas, fornecendo subsídios para que a Universidade possa desenvolver seu planejamento futuro e embasar a tomada de decisões.

Após a apresentação, o relatório de 2015 será disponibilizado para consulta no site www.cpa.ufla.br.

O processo de avaliação periódica, além de atender às diretrizes e aos marcos regulatórios definidos oficialmente para a avaliação da educação superior no Brasil, é também uma forma de prestar contas à sociedade das atividades desenvolvidas e de buscar o aperfeiçoamento da missão pedagógica e social que tem a Universidade.

CPA

A Comissão Própria de Avaliação, também denominada CPA, órgão de assessoramento da Reitoria, tem como atribuições, nos termos do artigo 11 da Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, a condução dos processos de avaliação internos da Instituição, a sistematização e a prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.

A CPA é formada por membros eleitos, com representantes técnicos administrativos, estudantes, professores e da sociedade civil, sob a presidência da professora Carolina Valeriano de Carvalho.

A existência da CPA é uma exigência legal (Lei n 10.861/2004), sendo um dos pré-requisitos do Ministério da Educação que compõem o Sistema de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), utilizado para autorização, reconhecimento de cursos e recredenciamento institucional.