Novas necessidades, associadas ao uso da tecnologia no contexto educacional, levaram à migração dos ambientes virtuais Aprender e Avançar (AVA’s) para a plataforma Campus Virtual, implantada neste semestre letivo na UFLA. Desde sua implantação, foram criadas mais de 550 salas virtuais, solicitadas por quase todos os departamentos da Universidade. “Isso significa um aumento de 12% em relação ao número de salas virtuais do período letivo 2015/2”, explica Alexandre José de Carvalho Silva, técnico em Assuntos Educacionais do Cead e um dos responsáveis pela implantação. “O acesso diário supera 2500 usuários. Esses números demonstram a aceitação da comunidade universitária em relação ao Campus Virtual”, observa.
O estudante Thiago Augusto Silva, do curso de Licenciatura em Matemática, considera que a interface do Campus Virtual ficou mais interativa e seu uso tem facilitado a comunicação entre professores e alunos: “Tenho utilizado fóruns para discutir sobre dúvidas e estratégias de resolução de problemas”, conta.
Coordenador de uma equipe de docentes que já utilizavam o AVA, o professor César Brasil (DBI) notou algumas diferenças: “A mudança para a nova plataforma trouxe pequenas dificuldades e dúvidas, que logo foram sanadas por meio do contato com a equipe de suporte do Cead”. O rápido retorno às demandas solicitadas foi destacado pelo professor.
Na nova plataforma, o docente e sua equipe poderão investir em novas metodologias capazes de motivar e atender ao novo perfil dos estudantes. Por exemplo, pela produção de vídeo-aulas acompanhadas de discussões e atividades que possam ser acessadas a qualquer momento por meio de celulares e tablets. Esse conteúdo complementará e será capaz até de substituir parte das aulas presenciais.
O Centro de Educação a Distância (Cead), órgão responsável pela criação, implantação e gestão do Campus Virtual, possui equipe de suporte com atendimento por telefone (ramal 1035), on-line (via Sistema de Suporte) e presencial para apoiar professores e alunos. Também tem realizado agendamentos para prestar assessoria didático-pedagógica aos docentes, orientando na construção das salas de aula e na escolha e uso das ferramentas disponíveis no ambiente virtual, de acordo com cada curso, área ou disciplina.
De acordo com Warlley Sahb, coordenador Pedagógico do Cead, “Com essas medidas espera-se ampliar e potencializar o uso pedagógico das ferramentas do AVA e fomentar a busca por metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem. O compartilhamento de práticas de sucesso, a construção de objetos de aprendizagem e ações de formação continuada de docentes usuários são um caminho necessário à modernização e dinamização do ensino na UFLA”, acredita.
O portal é parte de um projeto que visa fomentar e oferecer apoio técnico-operacional à utilização de metodologias ativas mediadas por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Como os materiais produzidos podem incorporar tradução e legenda, a internacionalização da Instituição é outro ponto a ser fortalecido pelo Campus Virtual. O acesso ao ambiente é feito com a mesma senha de acesso ao SIG.
O Cead também produziu um vídeo com uma breve apresentação do Portal Campus Virtual: