O Núcleo de Estudos em Saúde Materno Infantil (NESMI) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com a Nutre Jr, realizará dois eventos em comemoração a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) deste ano, que acontecerá mundialmente na primeira semana de agosto.
Neste ano, a SMAM 2016 abordará o desenvolvimento sustentável. “Esse tema exige uma reflexão que ultrapassa os limites da questão ecológica da amamentação. A prática da lactação atualmente salva a vida de seis milhões de crianças a cada ano, prevenindo diarreia e infecções respiratórias agudas. Amamentar é reduzir morbidades, mortalidade, desigualdades, violência, danos ambientais”, comenta a professora Lilian Gonçalves Teixeira do Departamento de Nutrição (DNU/UFLA).
No dia primeiro de agosto, das 18h às 22h, no anfiteatro do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA/UFLA) será realizado o minicurso ‘Promoção da amamentação: Presente saudável, futuro sustentável’, com a nutricionista e professora do DNU Lílian; o médico pediatra e professor do Departamento Ciências da Saúde (DSA) Cristiano Alves Soares e a enfermeira Natália Pereira de Filippis Soares.
Além disso, no dia 7/8, das 9h às 12, será realizada a ação social ‘AmamentAR’ na Praça Doutor Augusto Silva, em parceria com a Secretaria de Saúde e o Banco de Leite Humano Elza Murad Avayou da Prefeitura de Lavras, com o objetivo de realizar orientações e esclarecer dúvidas sobre aleitamento materno para as mães, as gestantes, as nutrizes, os pais e demais pessoas que se interessem pelo assunto.
“Amamentar é um ato de cidadania, indispensável à saúde humana e à preservação da espécie e do planeta. Apoiar, incentivar e proteger o aleitamento materno é proteger a vida na Terra. É sustentabilidade. É direito e papel de todos. Amamentação: presente saudável! Futuro sustentável”- lema da campanha.
Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.