Cerimônia teve a presença do secretário de Educação Superior (Sesu/MEC), Paulo Barone
“Vamos irradiar convicção, sensibilidade, comprometimento institucional, respeito ao próximo e às diferenças”. Com palavras de entusiasmo, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, discorreu na manhã desta sexta-feira (2/9), durante a tradicional cerimônia de abertura da Semana de Ciência, Cultura e Arte, que celebra os 108 anos da Instituição.
A cerimônia teve a presença do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), Paulo Monteiro Barone, que destacou a grandiosidade da Instituição, citando-a como uma das instituições universitárias
de referência na produção acadêmica e formação de recursos humanos. “É preciso entender o contexto universitário com clareza, e mover-se nesse contexto, para manter a posição de destaque, como a Universidade Federal de Lavras”, completou. Em seu pronunciamento, manifestou os cumprimentos em nome do ministro da Educação, Mendonça Filho.
Com a presença da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, representantes da equipe de gestão, comunidade acadêmica e convidados, Scolforo fez um discurso de agradecimento e valorização das pessoas que compõe o quadro de servidores e estudantes da UFLA, enfatizando a contribuição efetiva para que a Instituição atinja o desempenho destacado no cenário nacional e comece a aparecer no contexto acadêmico internacional.
Em sua fala, Scolforo destacou a importância de consolidar a posição alcançada pela UFLA, por meio de criatividade, pela busca de soluções inovadoras e muito trabalho colaborativo. “O sucesso não se concretiza se cada um de nós não estiver imbuído do compromisso institucional. Mesmo em períodos difíceis, com a força do conjunto, poderemos ainda mais”, reforçou.
O reitor também agradeceu a compreensão da comunidade acadêmica e da sociedade de Lavras, para a adequação da Semana de Ciência, Cultura e Arte ao momento econômico vivenciado pelo País.
A cerimônia teve início com o Hasteamento das Bandeiras, realizado pelo reitor da UFLA, professor Scolforo; com representantes das três categorias da comunidade acadêmica: professor aposentado Luiz Carlos Gonçalves Costa (representando professores ativos, aposentados e ex-alunos); o servidor técnico administrativo Edilson Willian Lopes (representando os técnicos adminsitrativos ativos e aposentados) e a estudante estrangeira Carla Patrícia Monteiro Gonçalves de Pina, natural de Cabo Verde (representando no ato os estudantes de graduação e pós-graduação).
O Hino Nacional Brasileiro foi apresentado pela Banda do 8º Batalhão da Polícia Militar de Lavras.
Para finalizar, o reitor fez a apresentação do Relatório de Gestão (2012/2016), elaborado pela equipe da Diretoria de Comunicação (DCOM) – Cibele Aguiar, Ana Eliza Alvim, Mateus Lima, Camila Caetano e Heider Alvarenga. O documento resgata os fatos que marcaram a gestão, lembrando que as conquistas apresentadas representam a soma dos esforços e da dedicação de todos que integram a comunidade acadêmica: professores, técnicos administrativos, funcionários terceirizados e estudantes. O Relatório de Gestão será brevemente disponibilizado para todos os setores da Universidade e também em versão eletrônica no Portal UFLA.
Ação de Graças
Como tradição, a programação teve início com um culto ecumênico em ação de graças aos 108 anos de existência da UFLA/ESAL, na Capela Ecumênica da Universidade. Em respeito a todas as manifestações religiosas, o culto teve a participação de diferentes representações: Maurício Cândido dos Santos – representando a comunidade Espírita de Lavras; padre Marcos Alexandre Pereira – Pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida; pastor Erlandi de Souza – Primeira Igreja Batista de Lavras; pastor Ramon Henriques soares – Igreja Presbiteriana de Lavras. A cerimônia foi conduzida pelo colaborador Diego Nascimento.
A cerimônia teve a participação do coral Vozes do Câmpus e músicos da Banda do 8º Batalhão da Polícia Militar de Lavras, sob a regência de Anna Paula Pereira Maia Fraiz – parceria UFLA/Polícia Militar.
A cerimônia de abertura e a cerimônia de Ação de Graças foram traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais (Libra).
Consulte a programação completa no site http://www.eventos.ufla.br/aniversario/108anos/
Veja as fotos da cerimônia e do culto, clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.
Fotos: Cibele Aguiar
Fotos: Antônio Pádua Oliveira