Há oportunidades em diversas áreas da pós-graduação.
Já estão abertas as inscrições para o programa de bolsas da Fundação Carolina referente ao ano acadêmico 2008-2009. A iniciativa, criada pelo governo espanhol, oferece auxílio financeiro para jovens graduados dos países ibero-americanos realizarem cursos de pós-graduação na Espanha.
Nesta edição, são oferecidas 1.720 bolsas – 70 a mais do que no ano passado. Destas, 1.146 são para estudos de pós-graduação, 278 para doutorado ou pesquisas de curta duração e 295 para a formação permanente. Esta última modalidade é direcionada, exclusivamente, a profissionais latino-americanos e espanhóis.
A maioria dos programas encerram inscrições em 2 de março de 2007. Há modalidades, porém, em que as datas são diferenciadas. Os benefícios econômicos também variam. Mas, em geral, as bolsas são parciais e não cobrem todas as despesas que os estudantes terão durante os cursos.
Os interessados devem preencher o formulário eletrônico de inscrição na página da Fundação Carolina. O processo seletivo é composto por análise de currículo e entrevistas pessoais. As avaliações serão feitas por uma comissão julgadora composta por integrantes das universidades que oferecem os cursos e da Fundação Carolina.
A Fundação Carolina é responsável por quatro grandes programas de estímulo à formação:
– Bolsas de Pós-graduação – http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=9659;
– Bolsas para Doutorado e Pesquisas de Curta Duração – http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=9662;
– Bolsas de Formação Permanente – http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=9663; e
– Auxílios para a Pesquisa CeALCI – http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=9661.
(Fonte: Portal Universia)