Três trabalhos do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras (DCC/UFLA) foram premiados no Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft), um dos principais eventos realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com a intenção de promover e incentivar a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional sobre as mais recentes pesquisas, tendências e inovações na área de software. Este ano, o CBSoft foi realizado em Maringá/PR entre os dias 19 e 23 de setembro.
O CBSoft integra quatro eventos tradicionais organizados pela comunidade brasileira de desenvolvimento de software: XXX Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software; XX Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação; X Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software; Simpósio Brasileiro de Teste de Software Sistemático e Automatizado, além de vários Workshops, tais como o Workshop de Visualização, Evolução e Manutenção de Software.
O professor do DCC/UFLA Ricardo Terra é coautor do artigo ‘Inferência de Tipos em Ruby: Uma comparação entre técnicas de análise estática e dinâmica’, com os pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Sérgio Miranda e Marco Túlio Valente, e também do artigo ‘Especificação Modular de Restrições Arquiteturais’, que tem coautoria de Sândalo Bessa e Marco Túlio. Os dois artigos foram premiados como o melhor trabalho no Workshop de Visualização, Evolução e Manutenção de Software (VEM) e segundo melhor artigo no Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software (SBCARS), respectivamente.
O SBCARS é um simpósio que reúne pesquisadores, estudantes e profissionais com interesses em engenharia de software baseada em componentes, arquitetura e reuso e outros tópicos correlatos. O VEM, por sua vez, tem como objetivo integrar as comunidades das áreas de visualização, manutenção e evolução de software.
No SBCARS também foi premiado em terceiro lugar o artigo ObasCId: An Ontologically-Based Approach for Concern Identification and Classification do professor do DCC/UFLA Paulo Afonso Parreira Júnior, que trata-se de uma abordagem para identificação dos principais interesses (objetivos) de um software e da maneira como eles se relacionam, visando à melhoria de seu processo de desenvolvimento e manutenção. “Este reconhecimento é um indicativo de que a proposta do trabalho é coerente e relevante e que pode gerar novos bons frutos no futuro”, relata o professor Paulo.
Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.